No dia 21 de março será comemorado o Dia Internacional das Florestas. Essa data foi estabelecida em 2012 pela Organização das Nações Unidas – ONU e desde então é celebrado nos dias 21 de março de cada ano e tem como objetivos despertar a população global para a necessidade urgente de se preservar os ecossistemas florestais e demonstrar o quanto esses ecossistemas são importantes para garantir o equilíbrio e a manutenção da vida na terra.

dia da floresta, 21 de março, dia internacional das florestas, meio ambiente, qual o dia da floresta, preservar a floresta, conservação ambiental, preservação florestal, sistema florestal, ecossistemaAs florestas desempenham inúmeras funções, sendo vital para o fornecimento de diversos bens e serviços ambientais, a maioria deles essenciais para o homem, tais como: madeira, fibras, alimentos, produtos farmacêuticos, ecoturismo, controle de erosões e enchentes, armazenamento de água em bacias hidrográficas, regulação de gases que afetam o clima, ciclagem de nutrientes, etc.

Infelizmente as florestas mundiais vêm sofrendo grande pressão antrópica. Ano após ano o desmatamento vem reduzindo as áreas de florestas em várias partes da terra. Os efeitos desse tipo de intervenção já é sentido por muitas pessoas através das mudanças climáticas, escassez de água, erosão, etc.

Que o Dia das Florestas possa sensibilizar cada indivíduo a ser um agente de transformação. Cada um de nós pode fazer a diferença e contribuir para a preservação das florestas, seja evitando o desmatamento, plantando árvores ou informando as pessoas sobre a necessidade de se preservar as florestas. Vamos lá?!

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.