A coleta regular de resíduos é uma atividade essencial para manutenção da qualidade de vida da população. Entretanto, neste período de pandemia por coronavírus essa atividade pode colocar em risco a saúde dos colaboradores envolvidos no processo. Pensando nisto, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES lançou uma cartilha com recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por coronavírus (Covid-19).

ABES, associação brasileira de engenharia sanitária e ambiental, cartilha, coronavírus, covid19, sars-cov2, gestão de resíduos sólidos, engenharia ambiental, meio ambiente, pandemiaSabe-se que o novo coronavírus é um agente biológico resistente, podendo permanecer ativo sobre superfícies diversas por longos períodos de tempo.  O vírus pode permanecer por até 5 dias em superfícies plásticas e papel, até 4 dias em materiais de vidro, até 2 dias em superfícies de aço e até 8 horas sobre superfícies de alumínio.

Desta forma, a ABES recomenda que os serviços de coleta seletiva, transporte e de manejo nas instalações de recuperação de resíduos devem ser paralisados, tendo em vista os riscos associados à disseminação do coronavírus a partir desses materiais recicláveis. A medida se estende também para as empresas que possuem sistema de coleta seletiva, transporte e manejo de resíduos em suas unidades. Catadores de materiais recicláveis devem ser compensados por meio de auxílio social temporário.

A cartilha traz uma série de outras recomendações que visam colaborar na redução do impacto da pandemia do coronavírus, protegendo a população e melhorando as condições de trabalho e higiene dos profissionais envolvidos nos serviços de coleta de resíduos. Você pode conferir a íntegra do material publicado pela ABES neste link.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.