Cientistas do Instituto Federal de Minas Gerais anunciaram a descoberta de duas novas espécies de libélula, encontradas no Parque Nacional Grande Sertão: Veredas, localizado na divisa de Minas Gerais e Bahia. A primeira faz parte do gênero Argia e por isso ganhou o nome de Argia sertaneja, em homenagem ao sertão brasileiro. A segunda, do gênero Minagrion, foi batizada de Minagrion veredae, em homenagem ao parque, considerado uma das principais unidades de conservação do Cerrado.

IFMG, Instituto federal, Minas Gerais, libelulas, pesquisa

Publicidade

Câmera de trilha WiFi 60M 4K: visão noturna, impermeável, grande angular

Smartphone Xiaomi Redmi Note 13 Pro 5G 8GB+256GB

Os insetos foram coletados entre 2022 e 2023, durante projetos de pesquisa que duraram 18 meses, envolvendo trabalhos de campo e comparações com animais descobertos. "A última espécie descrita aconteceu em 1960. É um achado muito importante para a taxonomia de odonatas no país", comentou o pesquisador Diogo Silva, do Instituto Federal de Minas Gerais — Campus Inconfidentes.

No mundo, existem apenas cinco espécies deste gênero. Ambas as descobertas foram publicadas na revista científica Zootaxa, periódico neozelandês de taxonomia. “Essas pesquisas em unidades de conservação são importantes para conhecermos a distribuição dessas espécies e definirmos estratégias de conservação delas", explicou Vilela.
Argia sertaneja, libelula, IFMG, biologia, nova especie Minagrion veredae, libelula, ifmg, biologia, minas gerais, bahia

Fonte: ICMBio