A partir de uma revisão inédita utilizando dados genéticos, morfológicos, ecológicos e de análise de veneno, pesquisadores revisaram o status taxonômico das populações da espécie de serpente conhecida como Lachesis muta. A espécie tem ocorrência na Amazônia e Mata Atlântica e a partir deste estudo, os pesquisadores puderam diferenciá-las em duas espécies: Lachesis muta e Lachesis rhombeata.

surucucu, surucucu-pico-de-jaca, serpente, lachesis muta, Lachesis rhombeata, biologia, ciência

Publicidade

Snakes of the World: um guia de serpentes para toda família

Câmera de trilha WiFi 60M 4K: visão noturna, impermeável, grande angular

Smartphone Xiaomi Redmi Note 13 Pro 5G 8GB+256GB

Conhecida popularmente como surucucu, surucucu-pico-de-jaca, ou malhas-de-fogo, após análise dos pesquisadores, a então espécie Lachesis muta passa a ter sua distribuição delimitada ao bioma Amazônia, enquanto Lachesis rhombeata, está delimitada ao território do bioma Mata Atlântica.

De acordo com os autores, Lachesis rhombeata tem menor diversidade genética do que Lachesis muta, sendo recomendável uma avaliação crítica para incluir esta espécie nas listas vermelhas nacionais e internacionais de espécies ameaçadas de extinção. O trabalho completo está disponível na revista científica Systematics and Biodiversity, especializada neste tipo de publicação.