De acordo com a Save Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, as aves limícolas representam um grupo de espécies de aves aquáticas que utilizam ambientes úmidos, como estuários, manguezais, praias e margens de lagos, para a busca de alimentos, composto basicamente por pequenos invertebrados presentes no lodo desses locais

Neste grupo incluem-se quero-quero, batuíras, maçaricos, narcejas e ostreiros, sendo muitas migratórias, sendo conhecidas para o território brasileiro 54 espécies, a maioria migrante do hemisfério norte. Desse total de espécies, 7 delas estão inseridas na lista oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA) como ameaçadas de extinção. Vamos conhecer 4 delas?

Maçarico-rasteirinho – Calidris pusilla

O maçarico-rasteirinho é uma ave migratória proveniente do hemisfério norte. De acordo com o portal Wikiaves, no Brasil, a espécie ocorre ao longo da costa Atlântica, sendo as regiões norte e nordeste os locais de maiores concentrações populacionais. Ocasionalmente pode ser encontrada no interior do continente, tendo registros confirmados para os estados de Minas Gerais e Goiás.

Calidris-pusilla, Maçarico-rasteirinho, ave limícola, pássaros, birds, animal

Publicidade

Purificador de Água Gelada Fria e Natural Elétrico Compacto

Bushnell Binóculos H2O 10 x 42 mm

Smartphone Xiaomi Redmi Note 13 Pro 5G 8GB+256GB

Mede entre 13 e 15 centímetros de comprimento, pesando no máximo 41 gramas. Sua dieta alimentar é composta basicamente por insetos aquáticos e crustáceos. É considerada ameaçada de extinção pela lista nacional de espécies ameaçadas de extinção com o status de “Em perigo”. 

Maçarico-de-costas-brancas – Limnodromus griseus

O maçarico-de-costas-brancas é uma ave migratória proveniente do hemisfério norte. De acordo com o portal Wikiaves, no Brasil, a espécie ocorre ao longo da costa Atlântica, sendo as regiões norte e nordeste os locais de maiores concentrações populacionais.

Maçarico-de-costas-brancas, Limnodromus griseus, ave limícola, pássaros, birds, animal

Mede entre 25 e 29 centímetros de comprimento, pesando entre 65 e 154 gramas. Sua dieta alimentar é composta basicamente por insetos aquáticos, crustáceos, moluscos, vermes aquáticos e alguns materiais vegetais. É considerada ameaçada de extinção pela lista nacional de espécies ameaçadas de extinção com o status de “Em perigo”.

Téu-téu-da-savana – Burhinus bistriatus

O téu-téu-da-savana é uma ave residente no território brasileiro. De acordo com o portal Wikiaves, no território brasileiro, a espécie está presente nos estados de Roraima, Amapá, norte do Amazonas, Pará e Ceará, onde há dois registros para a espécie.

Téu-téu-da-savana, Burhinus bistriatus, ave limícola, pássaros, birds, animal

Mede cerca de 43 centímetros de comprimento, podendo atingir até 700 gramas de peso. Sua dieta alimentar é composta basicamente por pequenos roedores, lagartixas, minhocas e vermes que encontra ao bicar o solo. É considerada ameaçada de extinção pela lista nacional de espécies ameaçadas de extinção com o status de “Vulnerável”.

Batuíra-bicuda – Charadrius wilsonia

A batuíra-bicuda também é uma ave residente no território brasileiro. De acordo com o portal Wikiaves, no território brasileiro, a espécie está presente na costa litorânea do estado do Pará e em toda a extensão da costa nordestina.

Mede entre 16 e 20 centímetros de comprimento, podendo atingir até 80 gramas de peso. Sua dieta alimentar é composta preferencialmente por caranguejos, mas também compõem sua alimentação pequenos insetos e vermes marinhos encontrados pela areia das praias. É considerada ameaçada de extinção pela lista nacional de espécies ameaçadas de extinção com o status de “Vulnerável”.