Quem vai à região do Jalapão, no Estado do Tocantins, e não experimenta a sensação de flutuar ao entrar no fervedouro, não visitou o Jalapão. De todas as belezas naturais que se encontram no Jalapão, os fervedouros são um dos atrativos turísticos que mais encanta e desperta a curiosidade dos turistas.

Fervedouros, Jalapão, Globo repórter, Globo, Fervedouro-da-Glorinha, Parque-Estadual-do-Jalapão, fervedouro do alecrim, fervedouro dos buritis, comunidade mumbuca, natureza, Tocantins
Cravado no meio das matas de galeria e rodeado por bananeiras, os fervedouros são piscinas naturais de águas cristalinas e de tons azulados que surgem devido a um fenômeno denominado de ressurgência hídrica. 

Fervedouros, Jalapão, Globo repórter, Globo, Fervedouro-da-Glorinha, Parque-Estadual-do-Jalapão, fervedouro do alecrim, fervedouro dos buritis, comunidade mumbuca, natureza, TocantinsEssa ressurgência faz com que a água “brote” com uma força muita grande, impedindo que as pessoas afundem ao se aproximar do ponto de ressurgência. Embora a pessoa pareça estar flutuando, a sensação é muito maior do que isso e não dá para descrever.

Ao todo existem aproximadamente 120 fervedouros catalogados no Jalapão, com vários tamanhos de piscinas formadas, mas apenas alguns estão abertos para a visitação, como o Fervedouro dos Buritis, o Fervedouro do Alecrim e o Fervedouro da Glorinha. É um presente da natureza que vale a pena conhecer.

Nas próximas férias já sabe para onde viajar! Destino: contemplar a natureza e conhecer os Fervedouros do Jalapão no Estado do Tocantins!