Maior felino brasileiro corre o risco de ser extinto na natureza

Maior felino das Américas, a Onça pintada (Panthera onca) é o único representante vivo do gênero Panthera no continente americano, estando inserido na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da International Union for Conservation of Nature – IUCN e do Ministério do Meio Ambiente - MMA.

Onça Pintada, onça, Jaguar, Panthera onca, extinção, mamíferos, felinos, fotos de onças, foto onça pintadaApesar de apresentar ampla distribuição (mapa abaixo), a espécie corre o risco de desaparecer em algumas regiões do território brasileiro, como por exemplo, do bioma Mata Atlântica. Estudos indicam que neste bioma devem existir aproximadamente 250 indivíduos adultos, sendo que esse número tende a diminuir caso medidas de conservação não sejam tomadas.

A Onça pintada está no topo da cadeia alimentar, exercendo uma importante função ecológica nos ambientes onde ocorre, agindo principalmente no controle do tamanho das populações de suas presas naturais, que engloba mais de 85 espécies, como por exemplo, o tamanduá-bandeira, a capivara, anta e tartarugas.


Mapa de Distribuição onça pintada, IUCN, Panthera onca, onça pintada, panthera, fotos onça pintada, extinção, felinos
Os principais fatores que colocam em risco de extinção a onça pintada estão relacionados à perda habitat provocado pelo desmatamento para a implantação de atividades agropecuárias em várias regiões de ocorrência da espécie.

Outro grande problema para conservação da onça-pintada está relacionando a caça predatória, principalmente nas regiões onde a falta de presas naturais obrigam a espécie a atacar os bovinos para obter recurso alimentar.
Maior felino brasileiro corre o risco de ser extinto na natureza Maior felino brasileiro corre o risco de ser extinto na natureza Reviewed by Dianes G. Marcelino on 08:43 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.