Uma formação rochosa em forma de uma catedral deu no nome à Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Catedral do Jalapão, localizada no município de São Félix do Tocantins. Esta unidade de conservação cumpre exatamente o seu papel de criação e vem aliando conservação e turismo sustentável. Atualmente o local é conhecido como Catedral do Jalapão Ecolodge Park.

Catedral do Jalapão, Jalapão, Tocantins, Turismo, Tourism, Brazil, viajem jalapão, conhecer o jalapão, viajar, Brasil, Fervedouros, ecoturismo, globo repórter, fotos do jalapãoCom 325 ha de área protegida, oferece estrutura para o desenvolvimento de pesquisa científica, eventos ao ar livre e ecoturismo, buscando sempre alternativas ecologicamente corretas para o desenvolvimento das atividades. 

Deste sua implantação está unidade de conservação vem passando por profundas transformações. Novas instalações foram construídas, oferecendo ao visitante muito conforto e a possibilidade de desfrutar dos melhores atrativos turísticos do Jalapão, como rios de águas cristalinas, os fervedouros, cachoeiras, capim dourado e contato com comunidades tradicionais. Além disso, a RPPN Catedral do Jalapão proporciona a prática de esportes radicais e contemplação da natureza.

Catedral do Jalapão, Jalapão, fotos do Jalapão, Tocantins, Turismo, Tourism, Brazil, viajem jalapão, conhecer o jalapão, viajar, Brasil, Fervedouros, ecoturismo, esporte radicalAlém de grande beleza cênica, esta unidade de conservação apresenta uma rica fauna local, sendo possível encontrar espécies como o Bugio, Lobo Guará, Veado-campeiro e dezenas de aves, já que a unidade abriga 50% de todas as aves encontradas na região do Jalapão, tais como a Araras, Papagaios e Beija-Flores.

Vale a pena conhecer a Catedral do Jalapão! Para saber mais acesse o Blog Catedral do Jalapão.


Sobre as RPPN's

Não é de hoje que as unidades de conservação desempenham papel fundamental para a conservação da natureza. Dentre os grupos regulamentados pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN devem ser vistas como essenciais para a proteção da diversidade biológica. 

Criadas por iniciativa do proprietário da terra, as RPPN estão distribuídas por todo território brasileiro, preservando uma área aproximada de 510.777 ha.