Nesta semana, Curitiba (PR) será transformada na capital internacional da conservação da natureza. De 21 a 25 de setembro, acontecerá no ExpoUnimed, o VIII CongressoBrasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), um dos maiores eventos de conservação da América Latina. Realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em comemoração aos 25 anos da ONG, o VIII CBUC reunirá mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais. O objetivo do evento é aproximar as discussões relativas à conservação da natureza da vida das pessoas.

conservação, conservação ambiental, unidade de conservação, preservação, preservação ambiental, meio ambiente, preservação do meio ambiente, preservar, conservar, unidade de conservação, turismo ecológico, impacto ambiental, ibama, boticário, fundação grupo boticário, grupo boticário, turismo
A abertura do evento acontece nesta segunda-feira (21), a partir das 20h, no Teatro Positivo, com a participação da diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes; seu fundador, Miguel Krigsner; e seu diretor-presidente, Artur Grynbaum. Em seguida, os cerca de 1.100 participantes do VIII CBUC serão recepcionados com um show da Big Time Orchestra.

Nas conferências e painéis, serão abordados vários aspectos das áreas protegidas terrestres e marinhas, como a “Biodiversidade e o Desenvolvimento Econômico”, “Relação entre as Mudanças Climáticas Globais e a Diversidade Biológica”, “Estratégias e Modelos de Gestão de Áreas Protegidas” e “Consolidação dos Sistemas de Áreas Protegidas”.

Dentre os destaques da programação, estão conferências como: ‘A conservação da natureza e a vida em sociedade’, que será proferida por Ryan Hreljac, canadense que levou água limpa para mais de 800 mil pessoas ao redor do mundo; e ‘Ferramentas de engajamento, cidadania e construções coletivas’, abordada por Sue Gardner, Diretora do Programa de Gestão de Parques da Golden Gate (USA). Também participará do CBUC, Albert Appleton, que foi o responsável pela proteção dos mananciais que abastecem Nova Iorque, garantindo que a cidade não passasse por uma crise hídrica na década de 90.

Entre os palestrantes brasileiros estão a ambientalista e ex-senadora Marina Silva, que falará sobre inspirações para a conservação da natureza, abordando também o movimento socioambiental no Brasil; e o cineasta Fernando Meirelles, que abordará o cinema como estratégia de mobilização e formação de parcerias. Além de seus trabalhos mais conhecidos como diretor dos filmes ‘Cidade de Deus’, ‘Ensaios sobre a Cegueira’ e ‘O Jardineiro Fiel’, Meirelles foi o produtor do documentário ‘A Lei da Água’, que mostra as mudanças e consequências do novo Código Florestal.

A programação do Congresso contempla ainda a presença de representantes da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) pela primeira vez no Brasil. Esse órgão, que é vinculado à Organização das Nações Unidas, promoverá um simpósio sobre negócios e biodiversidade, mostrando que é possível construir planos de sustentabilidade que aproximem os negócios da conservação da natureza, garantindo uma relação harmônica entre ambos.

O VIII CBUC também contará com a V Mostra de Conservação da Natureza, evento paralelo no qual serão expostos em painéis informativos 167 trabalhos técnicos sobre conservação, de estudiosos de todo o país. Além de conhecer as iniciativas em conservação de instituições e pesquisadores, os visitantes poderão viajar sem sair do lugar e aprender sobre a biodiversidade brasileira por meio de jogos interativos. Esses games e outras atrações como um cinema sensorial 4D 360º fazem parte da Conexão Estação Natureza, exposição que está rodando o Brasil com o objetivo de aproximar as pessoas da conservação da natureza e que estará no evento.

Os interessados em participar do VIII CBUC podem se inscrever na secretaria do congresso, no ExpoUnimed, nos seguintes dias e horários: de 22 a 24/09, das 8h às 18h30 e no dia 21/09, das 14h às 20h30. A participação na Mostra é gratuita e os valores para as demais atrações serão de R$ 1.000 para profissionais e R$ 600 para estudantes, funcionários públicos de órgãos ambientais, mediante comprovação.

Sobre o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)

O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação é promovido periodicamente pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A oitava edição do CBUC acontece de 21 a 25 de setembro de 2015 no ExpoUnimed (PR). Os patrocinadores desta oitava edição são: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Conservação Internacional do Brasil e Votorantim. A primeira edição do CBUC aconteceu em 1997 em Curitiba (PR); em 2000 foi realizada em Campo Grande (MS); em 2002 em Fortaleza (CE); em 2004 em Curitiba (PR); em 2007 em Foz do Iguaçu (PR); em 2009, aconteceu novamente em Curitiba (PR); e, em 2012 em Natal (RN).

Mais de 10 mi pessoas já participaram do evento.

Fonte: Fundação Grupo Boticário