Para as comemorações do Dia da Árvore, em 21 de novembro, o Governo do Estado do Tocantins promoverá um seminário para debater a importância da conservação e da produção de florestas no Estado do Tocantins.

Dia da árvore, 21 de novembro, datas comemorativas meio ambiente, meio ambiente, natureza, árvore, Tocantins, seminário
O evento será realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária – SEGRO e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH no dia 21 de setembro, em Palmas, no auditório do Palácio Araguaia.

Os trabalhos se iniciarão às 8:00 horas. Os temas das palestras confirmadas são:
·        Componente florestal em sistemas integrados – iLPF (Alisson Moura Santos – Embrapa);
·        Tendências do mercado florestal no Tocantins (Walter Moura Santos – Embrapa);
·        A importância das florestas na política de mudanças climáticas (José Luiz C. da S. Júnior – Unitins);
·        Planejamento da arborização urbana de Palmas (Renato Torres Pinheiro – Universidade Federal do Tocantins);
·        Visão mercadológica da reformulação do plano de florestas do Tocantins (Ivan Tomaselli – STCP);
·        Desafios para a implantação da 2º fase do CAR (Raimundo Deusdará Filho – Ministério do Meio Ambiente);
·        P.S.A – Pagamento por Serviços Ambientais (Ludovino Lopes - Ludovino Lopes Advogados)

Desafios para a conservação das florestas no Estado do Tocantins

Cerca de 91% do território tocantinense está inserido no bioma Cerrado, composto por fitofisionomias que vão desde os campos cerrados, com predomínio de espécies herbáceas e arbustivas, passando pelo cerrado denso, cerradão e chegando ao porte das matas de ripárias (matas de galeria ou ciliares). Os outros 9% do território do Estado corresponde a fitofisionomias do bioma amazônico, tendo a presença de florestas com árvores de grande porte.

Por ser apresentado no dia da árvore, espera-se que os temas abordados neste seminário possam apontar soluções para dois grandes problemas que o Estado do Tocantins vem enfrentando. O primeiro está relacionado ao desmatamento, tanto das formações florestais pertencentes ao bioma cerrado quanto do bioma amazônico. E o segundo diz respeito a grande perda de biodiversidade associada ao desmatamento nestas regiões.

desmatamento, amazônia, amazônia legal, desmatamento amazônia, Tocantins, Floresta, mapa de cobertura e uso da terra, meio ambiente, natureza, conservaçãoOs estudos realizados para a elaboração do Plano e da Lei Estadual de Florestas do Tocantins prevê a utilização do Manejo Florestal Sustentável para explorar as áreas de florestas nativas presentes em 5 regiões do Estado, sendo a mais abrangente a região inserida na porção Amazônica tocantinense.

O grande problema é que essa porção do bioma amazônico no Estado do Tocantins está sobreexplorada. A região apresenta menos de 19% de floresta, quando deveria ter pelo menos 80% de área remanescente. E toda essa devastação ocorreu nos últimos 41 anos, onde a região tinha aproximadamente 18,7 mil km² de florestas em 1973 e em 2014 passou a ter cerca de 4,6 mil Km², já contabilizando as áreas de preservação permanente (Veja mapa ao lado - Elaborado por Dieyson R. Moura).

Fica aqui o convite para a comunidade acadêmica, ONG’s e sociedade civil em geral para participar do evento e contribuir de alguma forma em cada um dos temas que serão abordados no seminário.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.