Realizado no dia 10 de outubro, o Big Day Brasil foi o maior evento de observação simultânea de aves em diferentes regiões do país. No Tocantins, grupos de observadores de aves estiveram observando e catalogando as espécies em diferentes locais do Estado, revelando a rica biodiversidade da avifauna tocantinense.

surucuá, aves, aves do brasil, foto, camera sony, camera nikon, camera sony, fotos, fotografia, fotografia de natureza, fotografias, natureza, pássaros, passaros, bird, birds, trogon,  White-tailed Trogon, beautiful, nature, cerrado, Tocantins, Brasil
No distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, a equipe de observadores de aves, formada por Túlio Dornas, eu (autor do post) e Gilson Júnior escolheram ambientes com características distintas para cumprir a missão do dia: cerrado ralo, ambiente de capinaramas (semelhante ao que ocorre na Amazônia), floresta estacional e matas de galerias dos cursos d’águas presentes no local.

No sudeste do Tocantins, em Porto Alegre do Tocantins, coube a Renato Soares a missão de revelar as belezas da avifauna Tocantinense. Nesta região a observação das aves também foi feita em diferentes tipos de ambientes: matas de galeria, cerrado ralo, cerrado denso e cerradão.

Pelo menos 2 outras regiões no Estado do Tocantins foram cobertas durante o Big Day Brasil Primavera. Marcelo Barbosa  guiando Sílvia Linhares, Fernanda Fernandes e Emerson Kaseker em Taquaruçu (Palmas), Wanieulli Pascoal em Colinas do TocantinsEm comum, todas as equipes tiveram como objetivos registrar o máximo de espécies, revelando a biodiversidade da avifauna tocantinense.

Aves registradas durante o Big Day Brasil Primavera no Tocantins

Todos os trabalhos durante o Big Day Brasil começaram bem cedo, por volta das 4 horas da manhã, com o objetivo de registar os bichos noturnos como as corujas, bacuraus e curiangos.

aves, aves do brasil, foto, fotografia, fotografia de natureza, fotografias, natureza, pássaros, passaros, bird, birds, beautiful, nature, cerrado, Tocantins, Brasil, camera  nikon, camera canon, camera sony, câmera sony, câmera canon, câmera nikon, fotos, pica pau,  Kaempfer's Woodpecker, Woodpecker, extinção, espécie em extinção, picapau, picidaeO melhor período para observação das aves foi no início da manhã, pois é o período em que elas apresentam maior pico de atividade. Na parte da tarde as equipes optaram por percorrer ambientes com matas mais altas devido ao calor intenso do Tocantins.

No final dos trabalhos minha equipe  registrou 122 espécies de aves de 43 famílias, destacando registros importantes como o do Pica-pau-do-parnaíba – Celeus obrieni (ameaçada de extinção), o Chororó-de-manu – Cercomacra manu, e a espécie mais ameaçada a nível de Tocantins, o Chorozinho-da-caatinga - Herpsilochmus sellowi.

No sudeste do Tocantins, Renato Soares contabilizou 136 espécies de 46 famílias, sendo um registro interessante para o sudeste do Estado, a Choca-canela - Thamnophilus amazonicus. Até a publicação deste post as outras equipes ainda não tinham terminado a tabulação das espécies encontradas.

No final do evento todas as equipes tiveram uma certeza. O Big Day Brasil Primavera foi muito proveitoso e teve resultados satisfatórios para divulgar as aves do Estado do Tocantins.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.