Já imaginou um animal que possa matar um homem adulto com menos de 30 minutos? Sim, ele existe e é conhecido como Mamba-negra ou Black-mamba, que, embora bonita, é uma das maiores e mais venosas serpentes da África e do mundo.

Cobra mamba negra, Mamba negra, snake, manba negra, mamba preta, mortal, black mamba, serpente, serpente mamba negra, mamba, cobra mamba negra, black mamba snake, repteis, ataque cobra, ataque mamba negra, fotos cobra, fotos, fotos mamba negra, cobra pretaEmbora mortal, na presença de humanos, a Mamba negra tende a fugir. Mas esta cobra pode se tornar um animal extremamente agressivo quando se sente em perigo ou acuada. 

Quando ameaçada, a serpente adota uma postura agressiva, atacando repetidas vezes e injetando grandes quantidades de veneno, provocando um ataque cardíaco em um curto espaço de tempo na vítima.

A mamba-negra é uma cobra caçadora versátil e extremamente rápida, podendo alcançar a impressionante marca de 20 Km/h. Apresenta hábitos diurnos e frequentemente volta à noite para mesmo lugar para dormir.

Características da espécie

Embora conhecida com Mamba negra, a pele do corpo dessa linda cobra apresenta variações entre as cores marrom, verde oliva, caqui e cinza. Somente a parte interna de sua boca é que apresenta uma coloração com tom de azul escuro a preto, de onde provém seu nome popular.

Cobra mamba negra, Mamba negra, manba negra, mamba preta, mortal, black mamba, serpente, serpente mamba negra, mamba, cobra mamba negra, snake, black mamba snake, repteis, ataque cobra, ataque mamba negra, fotos cobra, fotos, fotos mamba negra, cobra pretaPode chegar a medir até 4,3 metros de comprimento, mas em média possuem 2,5 metros e pesam em torno de 1,6 Kg, sendo considerada a segunda maior serpente venenosa do mundo, perdendo apenas para a Cobra rei, que chega a 5,6 metros. Na vida selvagem, esta espécie pode chegar a viver mais de 11 anos.

É mais comum de ser encontrada em ambientes de savana arborizada ou florestas ribeirinhas, mas também vive em bosques e ambientes de savana úmida e seca, estando predominante no chão. É encontrada no sul e leste da África, em países como Quênia, Angola, Moçambique, Tanzânia e Zimbábue.

A alimentação da Mamba-negra (veja um vídeo aqui) é composta basicamente por pequenos mamíferos, incluindo ratos, esquilos e morcegos, além de aves, devorando por completo a presa. A digestão dura de 8 a 10 horas.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.