A descoberta desta nova e rara espécie de jiboia ocorreu durante expedição na remota Ilha Conceição, em Bahamas - Caribe. Batizada de jiboia-de-prata (Chilabothrus argentum), esta nova espécie de cobra tem como principal característica a sua cor, ela tem um brilho de prata.

jiboia-de-prata, silver boa, Chilabothrus argentum, Conception Bank silver boa, nova espécie de cobra, nova espécie de serpente, cobras, snake, Bahamas, Caribe, Blog Natureza e Conservação, animalNovas expedições foram realizadas e até o momento, os pesquisadores encontram cerca de 20 jiboias-de-prata. Uma delas foi encontrada quando deslizava sobre a cabeça de Graham Reynolds, um dos pesquisadores, enquanto ele dormia. “Por volta 3:30 da manhã, eu acordei com algo rastejando sobre meu rosto”, disse Reynolds a National Geographic.

A descobertadesta nova espécie de cobra foi confirmada através de análises genéticas, que evidenciaram se tratar de uma nova espécie de jiboia, a primeira nova espécie de cobra descoberta no Caribe após os anos de 1940.

jiboia-de-prata, silver boa, Chilabothrus argentum, Conception Bank silver boa, nova espécie de cobra, nova espécie de serpente, cobras, snake, Bahamas, Caribe, Blog Natureza e Conservação, animalOs pesquisadores estimam que a população da jiboia-de-prata seja menor que mil animais na natureza. "Esta nova espécie ocorre em um grupo de ilhas que nunca foram conectados a qualquer uma das outras ilhas nas Bahamas. E até onde sabemos, elas só ocorrem na Ilha de Conceição", diz Reynolds.

Embora a região seja um parque nacional, o baixo número de indivíduos coloca a jiboia-de-prata em uma condição de vulnerável a extinção. Mesmo estando em uma área protegida, o réptil enfrenta ameaças, tais como, desastres naturais, caça furtiva para comercio ilegal de animais e os gatos selvagens existentes na ilha.