Parauapebas e Canaã dos Carajás poderá ganhar uma nova unidade de conservação. Denominado de Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, a proposta de criação prevê a proteção integral de uma área aproximada 79 mil hectares localizada entre os dois municípios paraenses. Com esta iniciativa, o Pará pode ganhar mais uma unidade de conservação de proteção integral.
Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Pará, unidade de conservação, icmbio, vale, mineradora vale, compensação ambiental, licenciamento ambiental, maior parque de cavernas do Brasil, natureza, conservação, blog natureza e conservaçãoA audiência pública para debate sobre a criação do parque estará sendo realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos dias 23/11, em Parauapebas (a partir das 18h, na Câmara Municipal) e no dia 24/11, em Canaã dos Carajás, a partir das 18h, também na Câmara Municipal.
A criação do Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás atende ao cumprimento de condicionante de licenciamento ambiental determinada pelo Ibama à mineradora Vale como compensação ambiental pela instalação do Projeto de Mineração Ferro Carajás S11D.
Os campos ferruginosos, conhecido como vegetação de canga, é um tipo de ecossistema raro e muito especial por sua singularidade, possuindo grande importância ecológica para conservação por possuir espécies raras da fauna e flora, ameaçadas de extinção, ecossistemas aquáticos e cavernas.
A aprovação de criação desta unidade de conservação garantirá a proteção do maior parque de cavernas em rochas ferríferas do Brasil, concentrando uma das maiores densidades de cavernas do país, com aproximadamente 350 cavernas de formatos únicos e que abrigam espécies raras da região, além de registros arqueológicos das primeiras ocupações humanas na Amazônia. Além disto, o parque protegerá inúmeras nascentes que abastecem importantes cursos d'água que fornecem água para a população local.