5 curiosidades sobre o Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás

O Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás é uma unidade de conservação recém criada entre os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no sudeste do Estado do Pará. 

Fotos do Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás, fotos campos ferruginosos, fotos unidades de conservação, Pará, Parauapebas, Canaã dos Carajás, curiosidades sobre o parque nacional campos ferruginosos, aves do parque nacional campos ferruginosos de Carajás, animais, flora, fauna, natureza, reflorestamentoEsta unidade de conservação protegerá parte da rica biodiversidade do maior bioma brasileiro, a Amazônia. Veja agora 5 curiosidades sobre a criação deste Parque.

Proteção integral

Como apresentado inicialmente, Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás esta enquadrado na categoria de unidade de conservação de proteção integral. Isto significa que seu uso destina-se exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental, lazer junto à natureza, pesquisa científica e de turismo ecológico. Em todos os casos, o uso será permitido  somente com autorização do órgão gestor ambiental.

Para proteção da biodiversidade esta é a categoria de unidade de conservação mais recomendável uma vez que as restrições de uso inibe a ação antrópica no local, protegendo de maneira eficaz as espécies da fauna e flora presente dentro dos seus limites. 

Projeto de reflorestamento

O Parque tem cerca de 81 mil hectares de área protegida e englobou parte de áreas da Floresta Nacional de Carajás – Flona Carajás, com cerca de 60 mil hectares de floresta preservada.

Fotos do Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás, fotos campos ferruginosos, fotos unidades de conservação, Pará, Parauapebas, Canaã dos Carajás, curiosidades sobre o parque nacional campos ferruginosos, aves do parque nacional campos ferruginosos de Carajás, animais, flora, fauna, natureza, reflorestamentoO restante da área do parque, cerca de 21 mil hectares, é composto por ambientes em diferentes estágios de conservação, visto que partes destas áreas eram fazendas que foram adquiridas pela mineradora Vale e repassadas ao Ibama como compensação ambiental do Projeto Ferro  Carajás - S11D.

As áreas desmatadas do PNCF de Carajás estão passando por um intenso processo de reflorestamento, sendo utilizados técnicas de plantio de mudas nativas e plantio direto de sementes. Neste último caso, o emprego do semeio direto de sementes para reflorestamento do Parque é um dos maiores projetos em larga escala utilizando esta técnica no Brasil.

Proteção ecossistêmica

O mosaico de áreas protegidas deste Parque protege um tipo de ecossistema raro, associado aos afloramentos rochosos de hematita, conhecido como vegetação de canga e, localmente, como “Savana Metalófila”. Este ecossistema é muito especial por sua singularidade, possuindo importantes atributos para conservação, entre eles: espécies da flora e da fauna raras, ameaçadas de extinção, endêmicas, ecossistemas aquáticos e cavernas.

Maior Parque de cavernas ferríferas do Brasil

O Parque Nacional Campos Ferruginosos é o maior parque de cavernas em rochas ferríferas do Brasil, concentrando uma das maiores densidades de cavernas no país, com aproximadamente 350 cavernas de formatos únicos e que abrigam espécies raras da região, além de registros arqueológicos das primeiras ocupações humanas na Amazônia.

Biodiversidade

O Parque Nacional Campos Ferruginosos abriga uma grande e rica biodiversidade, abrigando espécies raras, como a herbácea Blechnun longipilosum; endêmicas, tais como as aves arapaçu-de-loro-cinza (Hylexetastes brigidai), o anambé-de-rabo-branco (Xipholena lamellipennis) e o arapaçu-do-carajás (Xiphocolaptes carajaensis), este último restrito a província mineral de Carajás.

Turu-turu, aves do Brasil, Carajás, Fotos do Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás, fotos campos ferruginosos, fotos unidades de conservação, Pará, Parauapebas, Canaã dos Carajás, curiosidades sobre o parque nacional campos ferruginosos, aves do parque nacional campos ferruginosos de Carajás, animais, flora, fauna, natureza, reflorestamentoO parque ainda abriga animais ameaçados de extinção, tais como o papagaio-campeiro (Amazona ochrocephala) a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) e as espécies herbáceas arbustivas Mimosa acutistipula var. ferrea e Mimosa skinneri var. carajarum; e novas espécies tais como as herbáceas Mitracarpus sp. nov.Isoetes sp. nov.  que estão sendo descritas pela ciência.
5 curiosidades sobre o Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás 5 curiosidades sobre o Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás Reviewed by Dianes G. Marcelino on 18:49 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.