Plantadores de Rios é um programa resultado de uma parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro, Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Federal de Lavras que tem como objetivo proteger e recuperar nascentes e áreas de preservação permanente – APP de diversos cursos d’água do Brasil, contribuindo para aumentar a oferta d’água e combater a crise hídrica que afeta diversas regiões do Brasil.

Plantadores de rios, aplicativo, rios, preservação de nascentes, adote uma nascente, aplicativo para adotar nascente, recuperação de áreas de preservação permanente, APP,  cadastro ambiental rural, ministério do meio ambiente lança aplicativo de recuperação de nascentes, serviço florestal brasileiro lança aplicativo de recuperação de nascentes, natureza, sociedade e recuperação de nascentesA inovação deste programa é o desenvolvimento do aplicativo mobile “Plantadores de Rios” que tem como objetivo possibilitar a comunicação entre os proprietários de imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural e potenciais apoiadores que almejam contribuir para a recuperação de nascentes e ajudar a aumentar a disponibilidade de água.

O aplicativo Plantadores de Rios ainda pretende dar maior visibilidade das nascentes inscritas no CAR para que a sociedade, pessoas físicas ou jurídicas possam apoiar a recomposição da vegetação das nascentes hídricas. No aplicativo ainda é possível cadastrar-se como prestador de serviço, fornecedor de insumos ou como voluntário para a execução dos trabalhos de recuperação das nascentes dos rios.

O aplicativo identifica nascentes localizadas em um raio de até 50 km do interessado em adotar uma nascente. O procedimento começa com a escolha do local e o contato com o proprietário do imóvel rural. Dali em diante, inicia-se uma troca de informações pelo chat do aplicativo.

A ferramenta permite que os colaboradores sejam avaliados, formando um ranking dos melhores proprietários de áreas, prestadores de serviços e patrocinadores. As informações compartilhadas serão protegidas.

Plantadores de Rios é distribuído gratuitamente e é compatível com smartphones e tablets com sistemas Android à partir da versão 4.2.