Rio Formoso pede socorro! Captação de água pode matar importante rio do Tocantins

O Rio Formoso é um dos principais rios do Tocantins e está localizado no município de Formoso do Araguaia, sudoeste do Estado do Tocantins. Este rio desempenha um forte papel na produção irrigada de grãos no Estado, abastecendo o Projeto Rio Formosomaior projeto de irrigação do Tocantins, com seus mais de 18 mil hectares de área útil para produção.

Rio Formoso, Formoso do Araguaia, Tocantins, Rio Formoso Tocantins, Formoso, seca, irrigação, Projeto Rio Formoso, Projeto Formoso, água, outorga, impacto ambiental, degradação ambiental, blog natureza e conservação, blog natureza, natureza, crise hídrica, produção de grãosEntretanto, com a época de estiagem o Rio Formoso pede socorro. Em seu leito já não corre água como antigamente, é o que relata os moradores locais e que dependem do rio. “Tem muitos córregos por ai que tem mais água do que estamos vendo hoje no Formoso. Um rio famoso pelos seus peixes, como pirararas, tucunarés, está ai sofrendo desse jeito, e ainda estamos somente no mês de junho. E quando chegar setembro, o que será deste rio? Não vai ter água!”, conclui Alexandre Soares, no vídeo publicado em sua página do Facebook.

Rio Formoso, Formoso do Araguaia, Tocantins, Rio Formoso Tocantins, Formoso, seca, irrigação, Projeto Rio Formoso, Projeto Formoso, água, outorga, impacto ambiental, degradação ambiental, blog natureza e conservação, blog natureza, natureza, crise hídrica, produção de grãosDe acordo com o relato de Alexandre, não é somente a estiagem que está comprometendo a preservação do Rio Formoso, mas também a captação de água para irrigação. “Acima tem algumas bombas que estão captando água para irrigar o projeto formoso. Então, acho que alguém tem que tomar uma providência. Tá certo que precisamos de alimento, mas temos que tomar alguma providência porque isto aqui na está certo não. Fica o alerta para as autoridades”. Explica Alexandre.

No vídeo postado por Alexandre se vê claramente a redução drástica do volume de água do leito do Rio Formoso, remanescendo somente grande blocos de areia. Se nada for feito urgentemente, no auge da seca o rio poderá desaparecer por completo em muitos trechos da bacia.


Veja também

Rio Formoso e Rio Urubu têm medida emergencial para recuperação de vazão
Perereca peçonhenta é encontrada na Cachoeira da Roncadeira, em Palmas/TO
Biólogo registra mais de 100 espécies de aves no quintal de casa em Palmas/TO
Rio Formoso pede socorro! Captação de água pode matar importante rio do Tocantins Rio Formoso pede socorro! Captação de água pode matar importante rio do Tocantins Reviewed by Dianes G. Marcelino on 19:27 Rating: 5

4 comentários:

  1. Tive oportunidade de ver o Rio vivo. Cheguei de lagoa onten anoite com uma tristeza imensa no coração por ver aquele Rio morto totalmente sem vida e sem água que do.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste mesmo Juscelino. Se nada for feito, no auge da seca não terá água para escorrer no leito do Rio Formoso.

      Excluir
    2. Sou de Curitiba/PR, venho todo mês de julho para o Tocantins, chorei ontem ao ver o nivel dágua do Formoso e do Javaé, os rios estão morrendo! Muito triste com a situação, caminhar pelo leito do rio seco é de chorar. É necessário uma atitude, vou começar uma campanha nacional denunciando a situação! Quem ama protege!

      Excluir
    3. A situação é realmente muito triste Isabel! Toda ajuda é necessária. Ao que me parece, o órgão ambiental com os usuários local iniciaram um plano para tentar recuperar a vazão do Rio Formoso. Coletando informações para publicar algo sobre o assunto.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.