O Rio Formoso é um dos principais rios do Tocantins e está localizado no município de Formoso do Araguaia, sudoeste do Estado do Tocantins. Este rio desempenha um forte papel na produção irrigada de grãos no Estado, abastecendo o Projeto Rio Formosomaior projeto de irrigação do Tocantins, com seus mais de 18 mil hectares de área útil para produção.

Rio Formoso, Formoso do Araguaia, Tocantins, Rio Formoso Tocantins, Formoso, seca, irrigação, Projeto Rio Formoso, Projeto Formoso, água, outorga, impacto ambiental, degradação ambiental, blog natureza e conservação, blog natureza, natureza, crise hídrica, produção de grãosEntretanto, com a época de estiagem o Rio Formoso pede socorro. Em seu leito já não corre água como antigamente, é o que relata os moradores locais e que dependem do rio. “Tem muitos córregos por ai que tem mais água do que estamos vendo hoje no Formoso. Um rio famoso pelos seus peixes, como pirararas, tucunarés, está ai sofrendo desse jeito, e ainda estamos somente no mês de junho. E quando chegar setembro, o que será deste rio? Não vai ter água!”, conclui Alexandre Soares, no vídeo publicado em sua página do Facebook.

Rio Formoso, Formoso do Araguaia, Tocantins, Rio Formoso Tocantins, Formoso, seca, irrigação, Projeto Rio Formoso, Projeto Formoso, água, outorga, impacto ambiental, degradação ambiental, blog natureza e conservação, blog natureza, natureza, crise hídrica, produção de grãosDe acordo com o relato de Alexandre, não é somente a estiagem que está comprometendo a preservação do Rio Formoso, mas também a captação de água para irrigação. “Acima tem algumas bombas que estão captando água para irrigar o projeto formoso. Então, acho que alguém tem que tomar uma providência. Tá certo que precisamos de alimento, mas temos que tomar alguma providência porque isto aqui na está certo não. Fica o alerta para as autoridades”. Explica Alexandre.

No vídeo postado por Alexandre se vê claramente a redução drástica do volume de água do leito do Rio Formoso, remanescendo somente grande blocos de areia. Se nada for feito urgentemente, no auge da seca o rio poderá desaparecer por completo em muitos trechos da bacia.


Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.

Veja também

Pesquisadores registram espécie rara de marsupial amazônico no Tocantins
Perereca peçonhenta é encontrada na Cachoeira da Roncadeira, em Palmas/TO
Biólogo registra mais de 100 espécies de aves no quintal de casa em Palmas/TO