Pesquisadores registram espécie rara de marsupial amazônico no Tocantins

Uma espécie rara de marsupial amazônico foi registrada pela primeira vez no Tocantins. Trata-se de um pequeno mamífero conhecido popularmente por catita ou cuíca - Gracilinanus emiliae, descrita no início do século 20 e que era conhecida somente para 12 localidades ao logo do bioma amazônico, sendo apenas 4 registros no Brasil, localizados no Estado do Pará e Amapá.

Catita, Cuíca, Gracilinanus emiliae, cuíca amazônica, cuíca animal, marsupial,  Emilia's Gracile Mouse Opossum, Emilia's Gracile Opossum, Petit Opossum-souris D´émilie, natureza, Tocantins, Blog Natureza e Conservação, fotos marsupial, fotos animaisDe acordo com os pesquisadores, a cuíca amazônica é a espécie menos conhecida do gênero Gracilinanus. “Encontrar esta espécie no Tocantins foi uma surpresa gigantesca, visto que o animal caiu numa armadilha de queda (pitfall traps) enquanto trabalhávamos no inventário da herpetofauna do Campus da EMVZ/UFT em Araguaína. Este grupo é muito difícil de identificar e na hora fotografei o bicho por ele ser bonito e diferente. A confirmação da espécie só veio depois que enviei as fotos para Marcus Brandão, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos e especialista no grupo”, conta Silionamã Dantas, biólogo e co-autor da publicação.

Mesmo sendo uma espécie rara, este marsupial não está inserido em nenhuma lista de espécies ameaçadas de extinção. “A raridade e a ausência de informações detalhadas sobre a espécie não nos permite avaliar com segurança seu status de conservação. Tanto na lista vermelha da IUCN quanto na lista de espécies ameaçadas do Brasil esta cuíca amazônica encontra-se com o status de deficiência de dados”, explica Silionamã Dantas.

Catita, Cuíca, Gracilinanus emiliae, cuíca amazônica, cuíca animal, marsupial,  Emilia's Gracile Mouse Opossum, Emilia's Gracile Opossum, Petit Opossum-souris D´émilie, natureza, Tocantins, Blog Natureza e Conservação, fotos marsupial, fotos animaisO registro de Gracilinanus emiliae no Tocantins aumentou em mais de 600 Km a distribuição da espécie na Amazônia, alcançando o limite sudeste do bioma, próximo a zona de transição Amazônia e Cerrado. Segundo os autores, este novo registro é importante porque acreditava-se que G. emiliae não ocorria em outras regiões da bacia amazônica. Mas agora tem-se evidências de que talvez a espécie possa ser encontrada ao longo de toda bacia, necessitando de novos inventários na região central e oeste da bacia.

O artigo com o registro deste marsupial amazônico raro foi publicado na revista científica Mastozoología Neotropical e teve a participação de Marcus V. Brandão, da Universidade Federal de São Carlos; Patrício A. da Rocha, da Universidade Federal Da Paraíba; Silionamã P. Dantas e Wanieulli Pascoal, ambos da Universidade Federal do Tocantins.

Obrigado a Silionamã Dantas pelas considerações no texto.
Pesquisadores registram espécie rara de marsupial amazônico no Tocantins Pesquisadores registram espécie rara de marsupial amazônico no Tocantins Reviewed by Dianes G. Marcelino on 20:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.