O polo moveleiro de Parauapebas, através da Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas – Coopmasp recebeu da mineradora Vale madeira legal, proveniente das áreas desmatadas para extração mineral, para serem utilizadas pelos cooperados da Coopmasp nas atividades de confecção de diversos móveis.

Vale, mineradora Vale, Madeira Legal, Parauapebas, Pará, assinatura de termo de compromisso, sustentabilidade, polo moveleiro, coopmasp, créditos de madeira legal, supressão vegetal, desmatamento, mineraçãoO termo de cooperação entre a mineradora Vale e a Coopmasp foi assinado na manhã desta terça-feira (4) em evento realizado pela Prefeitura Municipal de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento. O evento foi marcado pela presença da comunidade Parauapebense, empresas, políticos e representantes da mineradora Vale, ICMBio e imprensa local.

Neste primeiro termo de cooperação a Vale repassará cerca de 2.000 metros cúbicos de créditos de madeira legal para a Coopmasp. A expectativa é que, caso a parceria dê certo, no futuro uma nova remessa de madeira seja destinada para a entidade.

De acordo com os representantes da entidade, serão gerados cerca de 400 empregos com essa parceria, aumentando a oferta de móveis e consequentemente diminuindo os preços no mercado. Assim, a população em geral terá acesso a um produto ecologicamente sustentável.

Segundo representantes da Vale, esta parceria propicia que a madeira obtida na supressão vegetal nas atividades da mineradora ganhe uma destinação mais nobre do que permanecer apodrecendo nas áreas de matas, beneficiando a comunidade nas áreas de atuação da empresa.

Veja também:
Falta de saneamento básico em Parauapebas/PA prejudica o meio ambiente.