Aconteceu manhã desta terça-feira (4) na serralheria do Polo Moveleiro de Parauapebas a assinatura do termo de cooperação entre a mineradora Vale e a Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas – Coopmasp visando a transferência de créditos de madeira legal da mineradora para a Cooperativa.

Prefeitura de Parauapebas, Madeira Legal, Vale, mineradora, Coopmasp, cooperativa, moveleira, móveis, mineração, sustentabilidade, social, Pará, ParauapebasA parceria visa diversificar a atividade econômica de Parauapebas que atualmente é dependente da mineração. O evento foi realizado pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e contou com a participação de diversos atores sociais, como a comunidade, empresas e representantes do ICMBio e da imprensa local.

Os créditos da madeira legal é proveniente da supressão vegetal autorizada das áreas necessárias para extração do minério de ferro e cobre das áreas da Vale. Neste primeiro termo, foram doados cerca de 2mil metros cúbicos de madeira, que será utilizada na confecção de mesas, armários, cadeiras, dentre outros móveis. Todos os produtos terão um selo de certificação de madeira legal, tendo sua origem legalmente comprovada.

Para o presidente da cooperativa a iniciativa reanima e incentiva os cooperados a continuar na atividade, criando produtos ecologicamente sustentáveis para a população. 

O Polo Moveleiro de Parauapebas foi criado a 10 anos e com esta parceria só ganha importância no trabalho que vem desenvolvendo no município e região.