Um dos grandes problemas do município de Parauapebas está relacionado à temática de saneamento básico. Visando obter um diagnóstico detalhado da situação no município, a prefeitura municipal está realizando uma consulta pública junto aos moradores locais sobre as condições de saneamento básico da cidade. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan) e a Coordenadoria Municipal de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios.

Parauapebas, Pará, plano municipal de saneamento básico, consulta pública, saneamento básico, saneamento ambiental, esgoto, esgotamento sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos, prefeitura municipal, meio ambiente, cidade sustentável, limpeza urbanaA consulta está sendo realizada através de um questionário eletrônico (disponível aqui), onde os resultados das questões elaboradas demonstrarão a realidade atual do saneamento básico no município. No quesito esgotamento sanitário, por exemplo, sabe-se que somente 12% das residências urbanas são atendidas com coleta e tratamento de esgoto, sendo que para esta pequena parcela o serviço ainda apresenta sérios problemas operacionais.

Entretanto, a consulta pública também que saber a realidade de outras áreas, principalmente as relacionadas aos serviços de abastecimento de água, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos na cidade, focando em como os problemas nestas áreas podem impactar nas condições de vida das famílias de Parauapebas.

As pessoas interessadas também poderão participar pessoalmente da consulta pública, dirigindo-se a dois pontos onde serão disponibilizados questionários impressos: na recepção da Seplan, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas e na recepção da Câmara de Vereadores.

Com base nas informações da população serão detectadas as deficiências do sistema, sendo propostas soluções de acordo com a realidade de cada bairro de Parauapebas. Os resultados do questionário serão apresentados no próximo dia 17, em audiência pública para apresentação do diagnóstico dos serviços relacionados ao saneamento básico em Parauapebas, no auditório do campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), a partir das 17 horas. Participem! Acesse o questionário neste link.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.