Não tem nem dois meses que funcionários do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas – SAAEP realizaram serviços de manutenção de parte da rede de abastecimento de água tratada, na Rua D, entre a Rua 02 e 03, e os vazamentos retornaram. O curioso é que os pontos de ruptura da tubulação são sempre nos mesmos locais. Um problema crônico que parece não ter solução a curto prazo.

Parauapebas, Pará, SAAEP, vazamento de água, contaminação de água tratada, doenças de veiculação hídrica, doenças, esgoto, saneamento básico, água tratada, tratamento de água, serviço autônomo de água e esgoto, conta de água, crise hídrica, seca, meio ambiente, natureza, pebinha, serra dos carajás, carajásEste já o quarto vazamento de água no local este ano, demonstrando a ineficiência do setor responsável para solucionar de vez o problema na rede. Enquanto isto, parte do dinheiro do contribuinte empregado na aquisição de insumos, manutenção das instalações, funcionários e equipamentos utilizados no tratamento da água que abastece a cidade de Parauapebas vai para o esgoto.

Além dos custos monetários decorridos desses vazamentos a situação pode piorar ainda mais. Vazamentos em redes de abastecimento de água podem colocar a água tratada em contato com coliformes fecais resultantes do péssimo saneamento básico da cidade, ocasionando uma série de danos à saúde da população devido à exposição a diversas doenças de veiculação hídrica.

Segundo informações de funcionários da área de saúde de Parauapebas, vários moradores de cidade estariam apresentando problemas de diária. Sem dúvidas este é um sintoma claro da falta de saneamento no município, principalmente quando falamos de coleta e tratamento de esgoto, que atinge somente 12% das residências de Parauapebas.

Desta forma, fica evidente que os constantes vazamentos na rede de água tratada da SAAEP e a precariedade no esgotamento sanitário podem estar contribuindo para a disseminação da diarreia e outras doenças de veiculação hídrica para a população de Parauapebas, devendo o setor responsável providenciar, mais uma vez, a manutenção corretiva da rede de abastecimento de água.