O gavião-caboclo (Heterospizias meriodinalis) é uma ave de rapina com ampla distribuição no território brasileiro, podendo ser encontrado em quase todos os Estados do Brasil e também do Panamá até a Argentina. Em algumas regiões do Brasil ainda pode ser conhecido como gavião-casaca-de-couro, gavião-telha, gavião-fumaça e gavião-tinga. Pode atingir até 61 centímetros de comprimento.

gavião caboclo, fotos, gavião-casaca-de-couro, gavião-telha, gavião fumaça e gavião-tinga, Savanna Hawk, Heterospizias meriodinalis, ornitologia, aves do brasil, aves do Tocantins, aves de rapina, ornitologia, aves de rapina do Brasil, birding, birdwatching, birds, birds of Brasil, natureza, blog natureza e conservação, animais, pássarosO adulto é fácil de identificar, apresentando aparência geral na coloração ferrugínea. Parte superior e asas com tonalidade de cinza escura, cauda preta com finas faixas branca. A parte inferior também tem coloração ferrugínea com fino barrado escuro, apresentado longas pernas na cor amarela. O indivíduo imaturo apresenta coloração marrom-ferruginosa por cima, testa e região dos olhos cinza claro. A parte inferior apresenta coloração parda escura, densamente estriada e manchada com preto.

O gavião-caboclo é um gavião elegante e chamativo pelo seu porte. Vive em áreas abertas com árvores esparsas em campos e cerrados. Pode ser arisco, estando sempre alerta a movimentos ao seu redor, alçando voo rapidamente quando se sente ameaçado. Tem como hábito alimentar caçar vários tipos de presas, tais como pequenos mamíferos, aves, anfíbios, répteis e grandes insetos.

Pode ser considerada uma ave oportunista e especialista em áreas com incêndios florestais. Em ocasiões de queimadas o gavião-caboclo fica na espreita, às margens das chamas, esperando alguma presa vulnerável durante fuga do incêndio para capturá-la. Em outro momento, com a passagem do fogo, o gavião faz uma varredura na área queimada em busca de presas feridas ou mortas pelo fogo para se alimentar.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.