O gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis) é uma ave de rapina amplamente distribuída no território brasileiro, podendo ser encontrada em todos os Estados do Brasil, Estados Unidos e do México até a Argentina e Uruguai. E algumas regiões do Brasil este gavião ainda pode ser conhecido apenas como caramujeiro ou gavião-de-aruá no Amapá. Pode atingir até 45 centímetros de comprimento.

gavião-caramujeiro, caramujeiro, gavião de aruá, Rostrhamus sociabilis, aves do brasil, aves do Tocantins, aves de rapina, ornitologia, aves de rapina do Brasil, birding, birdwatching, birds, birds of Brasil, natureza, blog natureza e conservação, animais, pássarosQuando adulto é fácil de identificar, o macho (foto) é todo preto com cauda branca na base seguida de faixa preta e pontas brancas, olho vermelho, bico formando um gancho bem curvo e fino, com cera, loro e anel orbital amarelo e pernas na cor laranja. A fêmea é marrom-enegrecida por cima, com parte da testa, região dos olhos e garganta na coloração cinza claro, a parte inferior é rajada de cinza e marrom, tendo a cauda semelhante a do macho. O jovem é parecido com a fêmea, porém mais marrom por cima e rajado na parte de baixo (vídeo).

Localmente é uma ave bastante comum em áreas de brejos, lagoas e áreas alagadas, podendo ser encontrado um grande número de animais nestas localidades. Normalmente reúne-se em grupos nos locais onde há disponibilidade de alimento, os caramujos, seu principal item alimentar, e pequenos caranguejos.

A captura de seu alimento é feita a partir de voos a baixa altura e de forma lenta sobre os locais alagados em busca de caramujos. Ao avistá-lo, realiza um voo rasante sobre a área alagada e captura o alimento com os pés. Uma vez capturado o alimento o gavião-caramujeiro retira com o bico o molusco de sua concha, deixando-a vazia. O hábito é repetido várias vezes, sendo que o gavião tende a voltar sempre para o mesmo poleiro de partida.

A espécie é considerada um migratório parcial, acompanhando as mudanças climáticas e a disponibilidade de alimentos ao longo do ano.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.