O gavião-pedrês ou gavião-cinza (Buteo nitidus) é uma pequena ave de rapina que pertence a família Accipitridae. Está presente em quase todos os Estados brasileiros, podendo ser encontrado desde o norte do Estado de São Paulo, na região nordeste, norte e centro-oeste (com exceção de Mato Grosso do Sul).
gavião-pedrês, gavião-cinza, Buteo nitidus, Gray Hawk, GREY-lined HAWK, Mexican Goshawk, Shining Buzzard-hawk, aves do Brasil, blog natureza e conservação, natureza, birds, aves de rapina, gavião, aves, pássaros do Brasil, aves de rapina do brasil, birding, birdiwatching brazilO tamanho do gavião-pedrês varia entre 44 a 60 centímetros de comprimento, podendo chegar a pesar entre 320 a 592 gramas. A envergadura de suas asas varia entre 75 a 94 centímetros. As populações do Arizona e noroeste do México movem-se para o sul entre os meses de Outubro e Março.
Vive solitário ou em pares, habitando florestas e bordas das matas, matas ribeirinhas, campos abertos com aglomerados de árvores e cerrados. Alimenta-se particularmente de lagartos, pequenas cobras, aves jovens ou feridas, grandes insetos (gafanhotos, besouros, etc.), sapos e pequenos mamíferos. Com grande agilidade, persegue sua presa com manobras entre as árvores.
Utiliza os galhos secos do alto das árvores para fazer seu ninho, sendo posto de dois a três ovos. A incubação dos ovos dura cerca de 32 dias, sendo realizada tanto pelo indivíduo macho quanto pela fêmea. Após seis semanas os filhotes já estão prontos para saírem do ninho, sendo que aos 2 anos os indivíduos atingem a maturidade sexual.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.