A gestão eficiente dos resíduos urbanos é estratégia mais do que fundamental para proporcionar a destinação ambientalmente adequada para os milhões de toneladas de resíduos sólidos que são gerados diariamente nas cidades brasileiras. Pensando nisso, tenho trabalhado na transformação de resíduos urbanos em adubo orgânico aqui em Parauapebas, no Pará. Só este ano mais de 4 toneladas de serragens, palhas, resíduos domésticos, restos de frutas, legumes e verduras de supermercados já foram transformadas em adubo orgânico a partir do processo de compostagem, evitando que esses resíduos fossem dispostos no aterro da cidade.

Compostagem, Parauapebas, engenheiro, resíduos, método ufsc de compostagem, resíduos urbanos, limpeza urbana, educação ambiental, projeto socioambiental, sustentabilidade, cidades sustentáveis, meio ambiente, resíduos urbanosToda essa quantidade de resíduos processada só foi possível devido à conscientização e participação de parte do comércio e da população local da região de entorno onde moro. Algumas atividades comerciais, como supermercados e serralherias, têm exatamente como problema ambiental a destinação dos seus resíduos, que geralmente são produzidos em grandes quantidades. Então, a partir de parceria com empresa local Facilitas Comércio e Serviços Ambientais, foi possível fechar essa cadeia, evitando que uma grande quantidade de resíduos fosse encaminhada para o aterro de Parauapebas ou dispostos clandestinamente em outros locais.

Temos a ilusão de que ao dispor os resíduos para coleta pública estaremos livres de possíveis problemas ambientais que possam surgir a partir do descarte desses materiais. Entretanto, muitos dos resíduos descartados ainda têm um alto valor agregado, principalmente os orgânicos, e destiná-los ao aterro da cidade só contribui para que possíveis impactos ambientais possam surgir. É preciso promover a reciclagem desses materiais através da compostagem.

Dentre os métodos de compostagem conhecidos, tenho tentado reproduzir um método de baixo custo, desenvolvido pelo departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Catarinapor ser um modelo simples e de fácil operação, não havendo maiores exigências quanto ao uso de equipamentos. O resultado final do processo é um composto orgânico estável, rico em macro e micronutrientes, água e microrganismos que são benéficos para o desenvolvimento de qualquer planta.

Cuidar bem dos resíduos que geramos em nossa residência, ou em nossas atividades comerciais, é papel de cada um de nós como cidadãos conscientes dos impactos ambientais que o descarte inadequado de resíduos pode provocar ao meio ambiente e consequentemente a saúde humana. Compostemos o que é orgânico, a natureza agradece!

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.