Turismo de observação de aves: conheça o pássaro campainha-azul

campainha-azul – Porphyrospiza caerulescens é uma das aves brasileiras que se destaca no cerrado devido a sua coloração azul. Além de sua bela coloração, a campainha-azul também apresenta um canto harmonioso, dando um espetáculo aos observadores de aves. Em muitas regiões do Brasil a espécie ainda é conhecida popularmente como azulão-de-cerrado e azulinho-de-bico-de-ouro.
campainha-azul, aves do brasil, birdwatching, Porphyrospiza caerulescens, aves do cerrado, birding, birds of the savanna, ornitologia, birds, pássaros, aves, observação de aves.É uma ave do Brasil de ocorrência escassa, estando sua presença associada à existência de campo sujo e campo cerrado, dando preferências para áreas rupestres, ou seja, ambientes predominantemente abertos, com presença de gramíneas e árvores baixas. Este belo pássaro está presente no território boliviano e no Brasil, podendo ser encontrado em áreas de cerrado no Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
alimentação da campainha-azul basicamente é composta por sementes e pequenos insetos que captura quando está caçando no chão, podendo captura-los até mesmo quando estão em pleno voo. Prefere caçar sozinho e quase não se junta a outros papa-capins quando está se alimentando. A perda de habitat ocasionada pela conversão do cerrado em áreas agropecuárias tem colocado a espécie com o status próximo de ser considerada ameaçada de extinção.
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.
Turismo de observação de aves: conheça o pássaro campainha-azul Turismo de observação de aves: conheça o pássaro campainha-azul Reviewed by Dianes G. Marcelino on 10:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.