tiriba-do-paranã – Pyrrhura pfrimeri é uma ave endêmica das matas secas da bacia do Rio Paranã, região localizada entre as divisas do extremo sudeste do Tocantins e nordeste do Goiás. Este endemismo faz com que está ave seja encontrada exclusivamente nesta região, não sendo encontrada em nenhuma outra parte do mundo. Nas localidades com registro para a espécie a tiriba-de-pfrimer é conhecida popularmente como ciganinha, barreirinha, chiriri e periquito-do-morro.
tiriba de pfrimer, Pyrrhura pfrimeri, aves do brasil,  aves do cerrado, birdwatching, Paranã, Tocantins, birding, birds of the savanna, ornitologia, birds, pássaros, aves, observação de aves, barreirinha, periquito do morro, turismoÉ uma espécie que sua ocorrência está associada à presença da mata seca associada aos inúmeros afloramentos de calcário existentes nesta região entre Goiás e Tocantins. A espécie ingere solo desses afloramentos em um comportamento denominado geofagia, que é uma tentativa de desintoxicação ou obtenção de minerais essenciais para seu metabolismo através da ingestão de solo.
Esta especificidade ecológica, de habitat e o constante desmatamento das áreas de matas secas fizeram com que esta bela ave do Brasil fosse enquadrada como ameaçada de extinção. Além desses fatores, os incêndios florestais e o tráfico de animais também têm contribuído para a redução populacional da tiriba-do-paranã.
Recentemente, pesquisadores sugeriram a troca do nome popular da espécie de tiriba-de-pfrimer para tiriba-do-paranã, em referência a região onde a ave é encontrada, proporcionando uma maior valoração para o local de ocorrência da ave. Além disso, entrevistas com moradores locais demonstraram que o atual nome popular apresenta certa rejeição pelos moradores devido à dificuldade de pronunciar a palavra “pfrimer”.
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.