Besouro-arlequim encanta pelo seu tamanho e cores chamativas

Você conhece ou já ouviu falar no besouro-arlequim (Acrocinus longimanus)? Este coleóptero encanta pelo seu tamanho e cores chamativas que envolvem todo o seu corpo. Embora não pareça, é um animal famoso e já ilustrou capa de disco do cantor Ney Matogrosso no álbum “O cair da tarde” de 1997. Popularmente este belo besouro ainda é conhecido pelos nomes de arlequim-da-mata, arlequim-de-caiena, besouro-da-figueira, broca-da-jaqueira. 
Besouro-arlequim, alerquim-da-mata, arlequim-de-caiena, besouro-da-figueira, broca-da-jaqueira, Acrocinus longimanus, alerquim, coleóptero, insetos, animais fantásticos, natureza, nature, animals, qual o tamanho do arlequim da mata, tamanho do besouro alerquim, onde encontrar besouro alerquimO besouro-arlequim faz parte da família Cerambycidae, apresentando mais de 25 mil espécies descritas no mundo. Algumas características marcantes chamam a atenção neste tipo de besouro. Primeiramente, as lindas cores do besouro-arlequim fazem com que esse animal não passe despercebido a nenhum olhar atento. É um mix de cores, em mosaico de preto, branco e laranja, formando desenhos sobre toda a carapaça do besouro.
Outra característica deste animal fantástico está relacionada ao tamanho de suas pernas anteriores. O corpo do besouro-arlequim pode medir até 9 centímetros de comprimento, mas suas pernas anteriores podem atingir até 15 centímetros, possibilitando o animal ter uma envergadura  de até 30 centímetros. Suas antenas também são gigantes quando comparado ao seu corpo, chegando a serem maiores do que as suas pernas anteriores.
broca-da-jaqueira, Besouro-arlequim, alerquim-da-mata, arlequim-de-caiena, besouro-da-figueira, Acrocinus longimanus, alerquim, coleóptero, insetos, animais fantásticos, natureza, nature, animals, qual o tamanho do arlequim da mata, tamanho do besouro alerquim, onde encontrar besouro alerquimO besouro-arlequim tem ocorrência para todas as regiões da terra, com exceção do polo Ártico e Antártico, sendo bastante comum em regiões tropicais. A espécie habita tanto áreas de matas quanto áreas urbanas, pomares e jardins. Dependendo da intensidade de infestação e do tipo de cultura pode provocar perdas na produção.
As fotos do besouro-arlequim que ilustra esta publicação foram feitas em uma calçada de Parauapebas, no Pará. Como foi o primeiro registro deste tipo de inseto, a sensação ao encontrá-lo foi muito legal. Vendo as características do bicho de perto percebe-se o quão fantástica é a natureza.
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Capturei umas imagens deste besouro. Favor entrar em contato para que eu lhes enviar. 30 cm de envergadura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/15/2022

      Tem um aqui em casa, apareceu aqui
      Em ipixuna-Am

      Excluir
    2. Anônimo8/25/2022

      Acho que tem vários numa árvore em Barra do Piraí

      Excluir
  2. Encontrei um destes aqui com quase 9 centímetros. Fotografei!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um inseto deste comigo, ele está vivo e pergunto, seria possível criar em cativeiro?

    ResponderExcluir
  4. Tem um desse Aqui na minha casa, realmente é Muito Bonito !

    ResponderExcluir
  5. Registrei um desses aqui hoje pela manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Bicho muito bonito.

      Excluir
    2. Entramos um aqui em Guaxupé,minas gerais...
      Ele é tão grande..
      E da um medo...

      Excluir
  6. Eu acabei de capitura um aqui na Bahia em Salvador muito lindo estou com ele agora

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã tirou uma foto desse besouro em pitinga am

    ResponderExcluir
  8. Estou com um parecido só que é preto e branco .

    ResponderExcluir
  9. Tinha um aqui em esplanada minha cunhada matou ele ficou comendo 😪😭

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/01/2022

    Tinha três sem uma árvore aqui em Florianópolis, complicaram ovos dentro da árvore e agora estão comendo árvore de dentro pra fora, todos os dias tem serragem da árvore.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/29/2022

    Tem um aqui em Simões filho

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11/10/2022

    Mano, tenho 11 anos e tenho interesse por isso, em Ivaiporã PR, cidade que eu morava, um dia, eu e meus amigos estávamos andando de bicicleta na rua, no lado da rua tinha um morro com uma árvore em cima e a gente decidiu subir lá para descer e se espatifar no chão KKK mas o mais legal é que quando a gente subiu lá, tinha um monte desse besouro. No início a gente ficou com medo mas depois a gente pegou confiança e pegou o besouro na mão KKK foi muito legal

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12/25/2022

    Encontrei um na entrada do meu prédio. Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/19/2023

    Tem um desses aqui no sitio

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/20/2023

    Meu filho encontrou, nunca avia visto um desses, então fiquei curioso tirei algumas fotos e vim pesquisar!!!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/02/2025

    Tem um aqui na minha residência Porto Alegre RS

    ResponderExcluir