Entre os dias 18 e 20 de maio acontece em São Paulo, no Instituto Butantan, o Avistar Brasil, maior feira de observação de aves da América Latina. Na 13ª edição, o evento tem como principal objetivo reunir observadores de aves, ornitólogos e pesquisadores para compartilhar tendências e oportunidades de atuação do setor.

avistar, observação de aves, birdwatching, birding, avistar Brasil, ornitologia, ornitólogos, aves do Brasil, natureza, São Paulo, Instituto Butantan, ciência cidadã, global big Day, pássaros, aves, nature, Fundação Grupo BoticárioEntre os participantes deste ano, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza marca presença com uma palestra sobre as ações relacionadas à observação de aves na Reserva Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba (PR) e mantida pela instituição. De acordo com a palestrante e técnica da Reserva, Ginessa Lemos, a apresentação tem dois focos principais: “Mostraremos os resultados das atividades do Ciência Cidadã que realizamos ao longo de 2017 por meio dos monitoramentos participativos; da expedição de aves, que fizemos no primeiro final de semana de maio deste ano; e da nossa participação no Global Big Day, no último dia 5 de maio. Além disso, vamos mostrar nosso potencial para a observação de aves e apresentar os novos procedimentos e adequações que estamos fazendo neste ano e são voltadas para o público-alvo”, destaca. 

A expedição de aves, realizada na Reserva Natural Salto Morato entre os dias 4 e 6 de maio de 2018, contou com a participação de ornitólogos, fotógrafos de natureza e observadores de aves experientes - entre eles, o membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Fábio Olmos. A expedição serviu para testar as novas ações que serão implementadas na Reserva para os observadores de aves. “Durante esse encontro, foi possível praticar a observação em uma nova trilha e em outra já existente, mas que conta com grande potencial para a prática. Em ambos os locais foi possível fazer o levantamento de espécies raras e de interesse para birdwatching, como a jacutinga, o sabiá-pimenta, o tropeiro da serra e o saí-de-perna-preta”, comemorou Ginessa.

Durante o Global Big Day (05/05), foram registradas 137 espécies - 97 na Reserva e 40 na localidade - o que colocou a região de Guaraqueçaba como 1º lugar no ranking do Paraná e 22º no Brasil. Ao todo a Reserva Natural Salto Morato conta com 326 espécies de aves já registradas, o que representa cerca de um terço do total de espécies de aves da Mata Atlântica.

Nos três dias de evento, o Avistar traz palestras, workshops, brincadeiras para as crianças, saídas de observação na mata, exposição de produtos e destinos, entre outras atrações.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.