Vira e mexe ouvimos a expressão piolho-de-cobra em alusão a um pequeno animal que na maioria das vezes é encontrado em ambientes úmidos, com pouca luminosidade e com restos de matéria orgânica em decomposição. Mas será mito ou verdade que esse animal é mesmo um piolho-de-cobra? Caso seja, será que há algum perigo para o homem?

Cobra tem piolho, como é o piolho de cobra, piolho de cobra, embuá, gongolos, cobra não tem piolho, mito, verdade, mitos e verdades, animal, animais, natureza, cobra, decomposição de matéria orgânica, ciclagem de nutrientes, compostagem, adubo orgânicoRespondendo a pergunta, cobra não tem piolho, isto é um mito! O animal que conhecemos como piolho-de-cobra também é conhecido por embuá ou gongolo. É diplópode, ou seja, é um animal que possui seus segmentos do corpo fundidos em pares denominados de diplossegmentos, sendo composto por pares de pernas em cada um desses segmentos. Existem cerca de 8000 espécies conhecidas desses animaizinhos.

São animais que atuam na ciclagem de nutrientes na natureza, degradando a matéria orgânica e transformando-a em composto orgânico rico em nutrientes para as plantas. Eles podem ainda ser carniceiros e até mesmo parasitar algumas plantas.

O piolho-de-cobra é inofensivo, não possuindo ferrão ou glândula venenosa. Quando sente-se ameaçado se enrola e libera uma substância com cheiro desagradável contendo iodo e cianeto que podem manchar a pele em caso de contato com a substância.

O controle da infestação do animal no quintal e jardins pode ser realizado com a redução da umidade e remoção de restos de galhos, troncos e folhas desses locais. Outra curiosidade sobre o pilho-de-cobra é que sua presença não tem nada haver com o aparecimento de cobras no seu quintal ou jardim, ou seja, outro mito!
Agora que você sabe tudo sobre o piolho-de-cobra não precisa mais ter medo desse animal.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.