A compostagem é uma das alternativas ecologicamente corretas para destinação final de resíduos sólidos, um dos maiores problemas que assola a sociedade moderna. Mas você sabia que a compostagem é um dos principais mecanismos de ciclagem de nutrientes na natureza? A utilização deste mecanismo fertiliza o solo, proporcionando o desenvolvimento e sustentação das plantas que formam as florestas.

Compostagem, compostagem natural, ciclagem de nutrientes, ciclagem de nutrientes por compostagem, na natureza, resíduos sólidos, como fazer compostagem, resíduos orgânicos, compostagem de resíduos sólidos, manual de compostagem MMA, cartilha de compostagem, manual de compostagem, MMAO processo de compostagem na natureza se inicia, por exemplo, quando as folhas e frutos das árvores caem no solo e servem de alimentos para os animais. Os excrementos desses animais, animais mortos, folhas e outras partes das plantas são depositadas na superfície do solo e vão se acumulando, formando uma espessa camada de material orgânico rico em carbono e nitrogênio.

Nesta camada de resíduos orgânicos começa a se desenvolver uma comunidade de micro-organismos decompositores, incluindo bactérias, fungos, minhocas e uma diversidade de insetos. Esta diversificada comunidade tem como missão degradar o material orgânico, transformando-o em húmus natural estabilizado e rico em nutrientes indispensáveis para as plantas.

Com a ajuda de micro-organismos e fungos associados às raízes das plantas, os nutrientes obtidos pelo processo de compostagem natural são reabsorvidos pelas raízes das plantas, fechando o ciclo natural da ciclagem de nutrientes na natureza.

Curiosidade

Acredita-se que o homem ao observar este processo de compostagem na natureza passou a recolher o húmus fértil encontrado em locais onde naturalmente ocorre a deposição de matéria orgânica, como vales e ambientes florestais, transportando-o para ser utilizado na adubação dos seus cultivares.

Aos poucos, passaram a imitar a natureza, misturando diferentes materiais orgânicos (restos de alimentos, palhas, fezes de animais, etc.) visando a obtenção do adubo orgânico, rico em nutrientes e pronto para ser aplicado na agricultura.

Atualmente a compostagem é utilizada de várias formas para tratamento de resíduos sólidos, sendo empregada deste em pequena escala, como em uma residência, a grande escala, visando o tratamento dos resíduos urbanos de uma cidade por exemplo.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.