O curió – Sporophila angolensis é uma das aves mais conhecidas do território brasileiro. É um pássaro que chama atenção pelo seu canto, sendo muito procurado como pássaro de gaiola, despertando o interesse de colecionadores e traficantes de aves em todas as regiões em que apresenta ocorrência. Um crime bárbaro contra a fauna brasileira e que já levou a espécie a desaparecer em várias regiões do Brasil.
Curió, sporophila angolensis, ave de gaiola, pássaro de gaiola, aves do brasil, tráfico de animais, birds, Chestnut-bellied Seed-Finch, pássaros, animais, natureza, birding.Tamanha a pressão de caça sobre a espécie que no Estado de Minas Gerais o curió é considerado um pássaro criticamente ameaçado de extinção. A situação da ave é preocupante e demonstra que não pode-se mais aceitar a prisão de curiós em gaiolas. Não prenda o curió, bicho bom é bicho solto, cantando na natureza.

Sobre a espécie

O curió é um passeriforme que pertence à família trhaupidae. É uma ave que pode atingir até 13 cm de comprimento. O macho é preto na parte superior do corpo, cabeça e garganta; e castanho avermelhado nas partes inferiores. Apresenta ainda um detalhe na coloração branca na parte interna das asas.
São encontrados em diferentes tipos de ambientes, desde ambientes de florestas em bom estado de conservação ou florestas secundárias altamente degradadas, capoeiras, áreas abertas com gramíneas e até em áreas urbanas. Sua alimentação é rica em insetos e os mais variados tipos de sementes de capim.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.