O Tocantins poderá dar um grande passo em prol da conservação dos animais que fazem parte da fauna tocantinense com a criação da lista de animais ameaçados de extinção no Tocantins. A proposta de criação da lista foi feita pelo ecólogo e professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT Renato Torres Pinheiro ao secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins – Semarh, Leonardo Cintra, em encontro no dia 22 de março.
lista de animais em extinção no Tocantins, animais em extinção, Tocantins, extinção, conservação, animais, Semarh, UFT, ecologia, natureza, pesquisa, meio ambiente, extinction.Pela proposta, a lista de animais ameaçados de extinção no Tocantins será elaborada a partir de uma parceria técnica entre a Universidade Federal do Tocantins e a Semarh. O produto final será inédito para o Estado e fundamental para a elaboração de políticas públicas conservacionistas para as espécies que forem enquadradas em algum grau de ameaça de extinção. Atualmente o Estado já conta com inúmeras espécies ameaçadas de extinção a nível nacional e global.
Só na Amazônia tocantinense pelo menos 59 espécies de espécies de aves estão ameaçadas de extinção, seja a nível global ou nacional. Em outras regiões do Tocantins há outras inúmeras espécies de mamíferos, aves, anfíbios, etc. que precisam de ações conservacionistas ou sua existência no Estado estará comprometida.
Alguns Estados brasileiros já possuem a sua própria lista regional de espécies ameaçadas de extinção como é caso do Pará, Bahia, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Alagoas, por exemplo. Com a criação da lista do Tocantins, o Estado será mais um a dar a devida importância a sua biodiversidade, primeiramente conhecendo e oficializando o status de conservação das espécies da fauna tocantinense e posteriormente investindo em ações que visem a preservação das que forem enquadradas em algum nível de ameaça.
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.