O Rinoceronte branco é o segundo maior mamífero terrestre. Sua população é estimada em 20 mil indivíduos, sendo que sua maior parte (98,8%) ocorre em apenas quatro países: África do Sul, Namíbia, Zimbábue e Quênia. A espécie está inserido na lista vermelha de espécies ameaçadas extinção na categoria de “Quase Ameaçada” devido a forte pressão da caça ilegal para obtenção do seu chifre. Uma verdadeira organização criminosa atua na caça de rinocerontes. 

Rinoceronte branco, marfim, caça de rhino, caça, chifre, Ceratotherium simum, rinoceronte, rino, rhino, White Rhinoceros, Northern White Rhinoceros, Rhinocéros blanc du Nord, Rinoceronte Blanco del Norte, Rinoceronte Blanco, White Rhinoceros, chifre de rinoceronteNa África do Sul, o número de rinocerontes caçados ilegalmente aumentou de 13 indivíduos em 2007 para 448 em 2011, influenciado principalmente pelo aumento significativo nos preços do chifre no mercado negro.

Segundo o jornal Telegraph.co, em 2014 já foram registrados 1.020 rinocerontes caçados ilegalmente na África do Sul. Somente no Parque Nacional de Kruger, o número de rinocerontes mortos por caçadores, desde 1  de janeiro de 2014, chega a 672 indivíduos, contra 1.004 do ano passado.

Rinoceronte branco, marfim, caça de rhino, caça, chifre, Ceratotherium simum, rinoceronte, rino, rhino, White Rhinoceros, Northern White Rhinoceros, Rhinocéros blanc du Nord, Rinoceronte Blanco del Norte, Rinoceronte Blanco, White Rhinoceros, chifre de rinoceronteA caça ilegal de rinocerontes também aumentou no Quênia, no Zimbábue e nos países vizinhos. Neste ritmo, o número de rinocerontes sacrificados a cada ano corre o risco de superar logo o de nascimentos. Em pouco tempo, o Rinoceronte branco poderá ser levado a extinção.

O chifre de rinoceronte é utilizado sob a forma de pó por possuir supostas propriedades para aliviar a febre, dor de cabeça, afrodisíaca e até combater o câncer. Entretanto, tais efeitos sobre a saúde não tem nenhum embasamento científico. Seu chifre é basicamente composto por queratina, a mesma substância encontrada nas unhas dos humanos.

Rinoceronte branco, marfim, caça de rhino, caça, chifre, Ceratotherium simum, rinoceronte, rino, rhino, White Rhinoceros, Northern White Rhinoceros, Rhinocéros blanc du Nord, Rinoceronte Blanco del Norte, Rinoceronte Blanco, White Rhinoceros, chifre de rinoceronteAs ações para a conservação do Rinoceronte branco tem sido fundamental para sua proteção. Atualmente muitos indivíduos estão concentrados em santuários fechados, áreas de conservação de rinocerontes e zonas de proteção intensiva, onde a aplicação da lei torna-se mais efetiva. 

O monitoramento e ações em pesquisa também vêm fornecendo informações para orientar o manejo biológico visando aumentar as populações de rinocerontes brancos.