A provável nova espécie de coruja foi descria por um grupo de ornitólogos do Museu de História Natural de Berna – Suíça (Artigo aqui). Nomeada como Strix hadorami (Coruja-marrom-do-deserto – Desert Tawny Owl), a espécie está presente em áreas do deserto de Israel, Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Omã e Iêmen.

Desert Tawny Owl, Coruja marrom do deserto, Strix hadorami, strix, hadorami, birds, aves, passaros, coruja, coruja marrom, animais, animalAnteriormente os indivíduos das populações dessa região eram identificados como Strix butleri - Coruja de Hume (espécime tipo), descrita inicialmente em 1878 por Octavian Hume a partir dos restos de um indivíduo da região do Paquistão (origem não confirmada). Entretanto, os pesquisadores verificaram que os indivíduos analisados da nova espécie de coruja descrita apresentam dados de morfometria e genética diferentes do espécime tipo.

Desta forma, os autores sugerem considerar as aves encontradas em Israel e países vizinhos como sendo pertencentes a uma nova espécie.

A coruja-marrom-do-deserto ocorre em áreas rochosas do deserto, com penhascos e pequenas cavernas, especialmente em barrancos com fendas profundas onde faz seu ninho. Alimenta-se principalmente de pequenas aves, roedores, escorpiões, gafanhotos e besouros.

Sua população é estimada em 6 mil indivíduos, mas pesquisas tem sugerido um declínio populacional devido a ocorrência da coruja-bufo-oriental (Bubo ascalaphus) e pela perturbação e alteração do seu habitat.