O Gato-palheiro ou Gato-dos-pampas (Leopardus colocolo) é um pequeno gato selvagem que apesar de apresentar uma ampla distribuição na América do Sul ainda é uma espécie pouco conhecida. É um animal que pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil, ocupando preferencialmente uma ampla variedade de habitats com fitofisionomias típicas de campos abertos e pampas, mas também pode ser encontrado em ambiente florestal. 

Gato palheiro, Gato-dos-pampas, Leopardus colocolo, Pampas Cat, Gato do mato, felino, Chat Des Pampas, Gatos de los pajonales, Gato pájero, Osio, Gato montés, Gato selvagem, Gato, selvagem, felinos, felis, natureza, conservação, extinção, desmatamento, que bicho éOs poucos dados disponíveis indicam que o Gato-palheiro alimenta-se principalmente de aves terrestres e pequenos mamíferos, como roedores. 

Embora haja uma escassez de informações sobre seu real estado de conservação na natureza, sabe-se que a espécie enfrenta uma série de ameaças. Estima-se que entre os anos de 1976 e 1979 mais de 78.000 mil peles foram exportadas da Argentina, sendo hoje proibida a sua caça em vários países onde o animal é encontrado.

A espécie está inserida na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza com o status de “Quase ameaçada” e na lista do MMA – Ministério do Meio Ambiente com o status de “Vulnerável”. 

Gato palheiro, Gato-dos-pampas, Leopardus colocolo, Pampas Cat, Gato do mato, felino, Chat Des Pampas, Gatos de los pajonales, Gato pájero, Osio, Gato montés, Gato selvagem, Gato, selvagem, felinos, felis, natureza, conservação, extinção, desmatamento, que bicho éA falta de informações detalhadas sobre sua ecologia, distribuição, taxonomia e ameaças limitam a definição de ações e estratégias para a conservação do Gato-palheiro na natureza.

Atualmente a degradação e a perda de habitat têm sido apontadas como as principais ameaças para conservação das populações remanescentes. Entretanto, outros fatores como a caça para fins culturais e atropelamentos em estradas e rodovias que cortam áreas com vegetação também podem estar contribuindo para a redução populacional desta bela espécie de gato selvagem.