Um novo estudo assegura que os Rinocerontes da Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) estão extintos na natureza na Malásia. Esta afirmativa é de um grupo de cientistas e pesquisadores da área de conservação de rinocerontes do Centro de Macroecologia, Evolução e Clima da Universidade de Copenhagen. 

Rinoceronte, Rinoceronte da Sumatra, Sumatran Rhino, Dicerorhinus sumatrensis, Cincinnati Zoo, Animal, Extinção, Extinction, wildlife, Nature, animais, mamíferos, SumatraOs resultados da pesquisa foi publicado na revista Orix, the International Journal of Conservation.

Segundo o estudo, apesar dos intensos esforços de campo, desde 2007 que não se tinha registros do Rinoceronte da Sumatra na Malásia, exceto duas fêmeas que foram capturadas para fins de reprodução em 2011 e 2014. 
A sobrevivência da espécie agora depende de menos de 100 indivíduos livres na natureza e de nove rinocerontes espalhados em cativeiro.

Fragmentação e isolamento das populações sobreviventes

Historicamente o Rinoceronte da Sumatra possuíam sua maior área de distribuição na porção sul do continente asiático. Atualmente a espécie só é encontrada livre na natureza na Indonésia, onde menos de 100 indivíduos vivem em três populações isoladas, sendo que em uma delas é observado um declínio crítico em sua distribuição ao longo da última década.
Esta tendência demonstra como a população dessa espécie declinou de 500 indivíduos até a extinção entre os anos de 1980 e 2005 na maior área protegida da Sumatra, o Parque Nacional Kerinci Sebelat com seus mais de 1,3 milhões de hectares.
Além das populações selvagens, nove rinocerontes estão em cativeiro, um no zoológico de Cincinnati – EUA; três em Sabah na Malásia, onde é realizado pesquisas para produzir embriões por fertilização in vitro,e; cinco no Santuário de Rinoceronte da Sumatra, na Indonésia.

Estratégias para conservação do Rinoceronte da Sumatra

Para evitar a extinção da espécie, os especialistas apontam para a necessidade de implementação de zonas de manejo intensivo, gerenciar a metapopulação como sendo única e desenvolver técnicas avançadas de reprodução em cativeiro, visando aumentar as populações nativas remanescentes. Até o momento, apenas quatro rinocerontes da Sumatra nasceram em cativeiro.
Filhote de Rinoceronte da Sumatra - Dicerorhinus_sumatrensis em cativeiro
Filhote de Rinoceronte da Sumatra nascido em cativeiro. Foto: animalworld
A estratégia de conservação também deve incluir a criação contínua de Unidades de Proteção de Rinocerontes nos locais onde existem populações remanescentes. Entretanto, os pesquisadores alertam que estas unidades necessitam ser monitoradas ativamente, visando inibir a caça ilegal, sobretudo no norte de Sumatra.  Com uma alta procura por chifres de rinocerontes em mercados negros da Ásia, a caça ilegal continua sendo uma grande ameaça para a sobrevivência dos indivíduos remanescentes.