Em postagens anteriores aqui no blog Natureza e Conservação relatei a chegada dos Gaviões-tesoura à cidade de Palmas nesta época do ano, bem como um possível início de reprodução da espécie em uma área verde da cidade.

Gavião-tesoura, gavião, aves do brasil, birds, Brazil, Tocantins, Animal, Natureza, birding, birdwatching,  Swallow-tailed Kite,  Swallow-tailed, passaros, aves, nidificaçãoApós vários dias observando a espécie na árvore consegui realizar o registro do indivíduo no ninho. Não foi possível avaliar se a fêmea ainda está na fase de postura dos ovos ou se já está chocando-os. 

A árvore é conhecida popularmente como sucupira-do-cerrado (Bowdichia virgilioides) e tem por volta de uns 10 a 12 metros de altura.

O bando atual tem cerca de 9 indivíduos, mas se houver sucesso reprodutivo nesta postura, a família dos gaviões-tesoura deve aumentar.

Características do gavião-tesoura

De ampla ocorrência, o gavião-tesoura é uma espécie de gavião bonito e elegante. No inverno do hemisfério norte, populações migram das regiões frias para áreas quentes do hemisfério sul, somando as populações locais residentes, onde se reproduzem.
Apresenta cabeça, pescoço e peito na cor branca, e partes superiores, asas e cauda, na cor preta, que, dependendo do ângulo de visão possui um brilho metálico. Sua longa cauda no formato de tesoura torna a espécie inconfundível ao ser avistada, principalmente quando está em voo.
Alimenta-se de insetos que capturam em voo ou sobre os galhos e folhagem das árvores, mas também pode se alimentar de pererecas, lagartos e serpentes. Geralmente é uma espécie silenciosa, mas costuma emitir sons agudos quando está em voo. Em Palmas, quem já teve a oportunidade de ver a espécie deve ter observado estas características marcantes do gavião-tesoura.