O trabalho de conscientização e preservação das aves limícolas migratórias – que chegam a viajar 30 mil quilômetros por ano entre a América do Norte e o sul do Brasil em busca de abrigo e alimento – pode ganhar forças com o empenho conjunto da​ ​Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil - SAVE Brasil, biólogos, ornitólogos, observadores de aves, fotógrafos e amantes da natureza de todo o país.

Avistar São Paulo 2016, Save Brasil, observadores de aves, Avistar, Vem passarinhar, aves limícolas, birds, birdwatching, aves, fotos de aves, feira de observação de aves, natureza, conservação“Se conseguirmos contar e fazer listas das mais de 30 espécies de limícolas que temos, saberemos como agir para garantir a sobrevivência dessas aves, que estão sofrendo ameaças ao longo de suas rotas de migração”, explica Juliana Bosi de Almeida, Gerente de Projetos da SAVE Brasil.

Para fazer a inscrição de observadores de aves limícolas no país, a SAVE Brasil está com uma programação especial na 11ª Avistar São Paulo, principal evento sobre observação de aves no Brasil, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no Parque Butantã.

SAVE Brasil na 11ª Avistar São Paulo

No dia 20 de maio, a SAVE Brasil iniciará as inscrições de observadores de aves limícolas. Os interessados deverão se cadastrar no estande da SAVE Brasil (estande número 26). Ao se cadastrar, o observador ganhará um kit de boas-vindas para início da contagem dos pássaros, que deverão ser listados no site eBird (ebird.org/content/brasil/).

No mesmo dia, será lançada a campanha Amigos da SAVE. O objetivo é captar doadores para os projetos da Associação. Para participar, será necessário preencher uma ficha cadastral no estande da SAVE Brasil. Em contrapartida, o colaborador participará de promoções especiais e exclusivas promovidas pela entidade durante um (1) ano, além de receber alguns materiais exclusivos.
 
Jacutinga, aburria, projeto jacutinga, Black-fronted Piping-Guan, save brasil, Aburria jacutinga, fotos jacutinga, fotos de aves, fotos de pássaros, aves ameaçadas de extinção, mata atlântica, birds, birding, Birdwatching, animal, aves do Brasil, avistar São PauloNos dias 20 e 22​, a SAVE ​Brasil ministrará palestras, sendo no dia 20 sobre o Projeto Jacutinga, com Alecssandra Tassoni, ás 15 horas; e no dia 22 sobre o eBird (oficina), com Karlla Barbosa e Carlos Gussoni, ás 10h30, e a tarde do mesmo dia, sobre as aves limícolas, com Juliana Bosi de Almeida, ás 15h30.

No sábado (21 de maio), das 9h às 10h, a SAVE Brasil promoverá o passeio gratuito para crianças “Vem Passarinhar Kids”. Durante uma (1) hora, os pequenos guiados por monitores irão a campo para observação e contagem das aves urbanas do Parque Butantã, e na volta participarão de uma oficina de origami no próprio estande da SAVE Brasil. O ponto de partida será o estande da SAVE Brasil. Para participar é preciso ter entre 8 e 12 anos e fazer inscrição prévia, a partir das 8h30. As vagas são limitadas (10) e respeitarão a ordem de chegada.

Uma estrutura metálica com um par de asas gigante de uma espécie migratória, na parte externa do estande da SAVE Brasil, convidará os visitantes para uma fotografia divertida. Quem postar a sua foto no Instagram com as hashtags #amigosdaSave #Savelimicolas #cidadaocientista terá sua imagem exibida em um telão durante o evento. Ainda no estande, o mapa de migração das aves limícolas pelo mundo e informações sobre a Associação serão projetados, serão entregues folders informativos e bottons; coletes, livros, camisetas e bonés também estarão à venda.

A programação completa do Avistar São Paulo está disponível pelo site www.avistarbrasil.com.br

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Fonte: Vivian Teixeira - Comunicare