Nos últimos 4 anos o biólogo e ornitólogo Túlio Dornas vem estudando sistematicamente as aves da Amazônia tocantinense, uma porção de terras com aproximadamente 24 mil Km² e que apresenta vegetação florestal típica da Amazônia. Mas após análise dos dados, uma triste realidade, das 645 espécies de aves registradas, 59 espécies de aves estão ameaçadas de extinção.

Biólogo, Túlio Dornas, aves, amazônia tocantinense, aves do Tocantins, extinção, aves em extinção no tocantins, ornitologia, birds of Tocantins, Birding, BirdwatchingEm entrevista para o Jornal do Tocantins, Dornas explica que a riqueza de aves encontrada é bastante significativa para a região. “A maior parte das aves encontradas são espécies tipicamente amazônicas, sendo várias endêmicas da Amazônia, como o jacamim-do-xingu (Psophia interjecta)" explica Dornas. No caso do  jacamim-do-xingu,  os registros para a espécie na região são escassos e sua população é estimada em torno de 100 indivíduos.

Jacupiranga, White-crested Guan, Penelope pileata, Jacu, aves, aves ameaçadas de extinção, aves do Tocantins, Fotos de pássaros, fotos de pássaros ameaçados de extinção, birds, birding, birdwatching, observação de aves, biólogo registra aves ameaçadas no tocantinsDentre as espécies ameaçadas identificadas no estudo conduzido Dornas também estão o jacupiranga (Penolope pileata), o gavião-real (harpia harpyja) e o uru-corcovado (Odontophorus gujanensis).

A maioria das espécies descobertas é adaptada a ambientais florestais característicos da floresta amazônica. Entretanto o desmatamento continua avançando sobre os remanescentes de vegetação nativa da região tocantinense. “As aves amazônicas, hoje a nível Estadual [Tocantins] se encontram numa situação bastante crítica e merece ter uma atenção especial de conservação para que o Estado do Tocantins futuramente não venha passa por um processo de extinção da sua biodiversidade”, explica Dornas.


Sobre a Amazônia tocantinense

A Amazônia tocantinense está localizada no norte do Estado Tocantins tendo uma área aproximada de 24 mil Km² de superfície e engloba parte da região do Estado conhecida como Bico do Papagaio.

Amazônia tocantinense, desmatamento, perda de biodiversidade na amazônia tocantinense, 59 aves ameaçadas na amazônia tocantinense, aves ameaçadas no Tocantins, Tocantins, birds, extinção, aves extintas, fotos de aves em extinçãoÉ uma região com elevada biodiversidade, mas deste os anos de 1981 vem sofrendo grande pressão antrópica, tendo sido desmatado inúmeros remanescentes florestais visando à implantação de atividades agropecuárias. 

Atualmente a região está coberta por menos de 20% de vegetação florestal, conforme dados apresentados na dissertação de mestrado realizado pelo engenheiro ambiental Dieyson R. de Moura, e o desmatamento continua avançando.

“A região da floresta Amazônica tocantinense está localizada em uma zona conhecida como arco do desmatamento. Nos últimos 20 anos o desmatamento nesta região foi intenso e com certeza grande parte da biodiversidade do Tocantins foi perdida sem ao menos ter sido inventariada”, explica Moura.

A Amazônia tocantinense carece urgentemente da implantação de unidades de conservação de proteção integral. 59 espécies ameaçadas de extinção em uma região que tem em torno de 20% de vegetação nativa quando deveria ter 80% é sinal de algo está errado. A situação tende a piorar uma vez que o Estado tem investido em ações visando a exploração dos remanescentes florestais para fins de produção madeireira-industrial, quando deveria estar criando unidades de conservação.