Para fechar o Global Big Day 2016 com chave de ouro, nada melhor do que saber que em Alagoas centenas de aves apreendidas foram devolvidas à natureza. A soltura foi realizada no dia 12/05, mas pela alegria das aves, vale a pena ser compartilhada.

aves, reintrodução de aves, tráfico de animais, tráfico de aves, Alagoas, FPI aprende aves, FPI faz solturas de aves, soltura de aves, fotos de aves, apreensão de aves, Alagoas, Ministério Publico de Alagoas, aves ameaçadas de extinção, birds extictionA soltura foi coordenada pelo Ministério Público de Alagoas e realizada pela equipe de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia do Rio São Francisco. Um vídeo publicado na página do Ministério Publico do Estado de Alagoas mostra como ocorreu toda a ação, e teve a mobilização de várias pessoas. Pelas imagens nota-se a alegria das aves ao terem novamente a natureza sob suas asas.

Dentre as espécies que retornaram para a natureza, algumas são consideradas ameaçadas de extinção, como o pintassilgo-do-nordeste (Sporagra yarrellii). Além desta espécie ainda foram reintroduzidas na natureza pássaros como o galo-da-campina (Paroaria dominicana), curió (Sporophila angolensis), pássaro-preto (Gnorimopsar chopi), caboclinho (Sporophila bouvreuil), dentre outras. Tráfico de animais é crime, denuncie!

A soltura foi realizada na unidade de conservação Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre. Esta unidade de conservação esta inserida no bioma Caatinga estando localizada no município de Água Branca, em Alagoas.

O Refúgio foi criado em 27 de janeiro de 2012 e é classificado como UC de Proteção Integral, sendo proibido a implantação de qualquer atividade com potencial de degradação do meio ambiente, além de ser proibido a queima, caça, introdução de espécies exóticas e a atividades que alterem as características naturais.