O beija-flor topetinho-vermelho - Lophornis magnificus é uma espécie de beija-flor escassa, de ocorrência localizada, provavelmente relacionada à época do ano, sendo localizada em dossel e bordas das matas, podendo ser encontrado em jardins e áreas abertas. Com seus 6,8 centímetros de comprimento é uma das 5 menores aves do Brasil.

Aves do Brasil, beija-flor-topetinho-magnífico, topetinho-magnífico, Lophornis magnificus, menores aves do Brasil, Frilled Coquette, beija-flor, aves mais bonitas do Brasil, animais, birds, birds of Brazil, natureza, birding, Tocantins, Palmas, aves do Pará, que bicho é, aves, natureza e conservaçãoO macho tem bico vermelho com ponta preta, coroa e crista na cor marrom-canela, testa e garganta na cor verde intenso. Na parte superior apresenta coloração verde com uma faixa branca. No lado do pescoço está os apetrechos que destaca a espécie, um par de leques de penas alongadas na coloração branca com pontas verdes.

fêmea do topetinho-vermelho é bem mais discreta que o macho, não apresentando a crista ou leque nos lados do pescoço. A testa apresenta cor marrom-canela salpicada de verde e a parte inferior apresenta coloração branca no centro e esverdeada nas laterais. A espécie alimenta-se em flores a qualquer altura.

Como nas demais espécies de beija-flores do gênero Lophornis, o topetinho-vermelho é uma das espécies de aves mais bonitas do Brasil.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.