Uma ave bem conhecida no cerrado brasileiro é a campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens), cuja cor azul encanta os amantes das aves e da natureza. O pássaro azul do cerrado, além de bonito, possui um canto muito harmonioso e é garantia de espetáculo para os observadores de aves que vão a sua procura. A campainha-azul ainda pode ser conhecida popularmente em algumas regiões brasileiras pelos nomes de azulão-do-cerrado e azulinho-de-bico-de-ouro.

Campainha-azul, azulão-do-cerrado, azulinho-de-bico-de-ouro, Porphyrospiza caerulescens, blue finch, aves do Tocantins, observação de aves, ornitologia, aves do Brasil, birdwatching, Tocantins birding, pássaro azul, ave azul do cerrado, Tocantins, birds, birding, birds of Brazil, fotos de aves, fotos de pássaros, wikiaves, naturezaÉ uma ave do Brasil de ocorrência escassa, estando sua presença associada à existência de campo sujo e campo cerrado, dando preferências para áreas rupestres, ou seja, ambientes predominantemente abertos, com presença de gramíneas e árvores baixas. Este belo pássaro está presente no território boliviano e no Brasil, podendo ser encontrado em áreas de cerrado no Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Como seus nomes populares sugerem, é uma ave de fácil visualização e identificação em campo. O macho da espécie é inconfundível, destacando a bonita cor azul vibrante que envolve todo o seu corpo e a presença do bico na coloração amarela intensa. Já a fêmea não apresenta tanta exuberância, tendo o marrom como coloração predominante e bico amarelo com a parte superior preta.

A alimentação da campainha-azul basicamente é composta por sementes e pequenos insetos que captura quando está caçando no chão, podendo capturá-los até mesmo quando estão em pleno voo (vídeo acima). Prefere caçar sozinho e quase não se junta a outros papa-capins quando está se alimentando.

A perda de habitat ocasionada pela conversão do cerrado em áreas agropecuárias tem colocado a espécie com o status próximo de ser considerada ameaçada de extinção.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.