Há muito tempo não se falava em crise hídrica no Brasil, porém nos últimos anos este fato tornou-se relevante em especial em estados onde o fenômeno está acompanhado de falta de investimento e planejamento urbano.

Crise hídrica, fórum mundial das águas, falta de água, água de qualidade, poluição das águas, preservação das matas, matas ciliares, água da floresta, água limpa, água potável, desperdício de água, água suja, tratamento de água, água nas cidades, falta de água nas cidades, planejamento urbano, meio ambiente, natureza, Brasil, crise hídrica no BrasilVeio à memória uma música da década de 80 de Guilherme Arantes: Terra Planeta Água, e em um dos seus versos “água que nasce na fonte”. Esse será o motivo da nossa discussão sobre a água. Quando falamos de água que nasce na fonte, remete um olhar nas nascentes dos rios, nas vertentes de água, no lençol freático, nos aquíferos e nos rios que formam as grandes Bacias Hidrográficas.

Neste cenário vem a pergunta: Estamos criando projetos e planejando as nossas cidades para a proteção da água que nasce da fonte? Não, muito pouco está sendo feito. O Governo Federal criou a ANA – Agência Nacional das Águas com o objetivo de monitorar as Bacias Hidrográficas do todo o Brasil e avaliar a qualidade da água, o que pouco está sendo feito, visto que, há poucos recursos, ausência de profissionais técnicos adequados e em especial projetos em programas que venham ao encontro da proteção dos recursos hídricos.

Desde que foi criado o Código Florestal Brasileiro Lei nº 4.771 na década de 60, século passado, não há respeito às margens dos rios e a proteção das nascentes, isso é lei, deveria ser cuidado e aplicado sansões penais a quem descumprisse essas medidas. No entanto, não é o que se vê, para a proteção da água temos que cuidar da floresta, manter o ecossistema equilibrado, sob a ameaça futura, não da disponibilização da água, mas da falta de água de qualidade. Ano a ano os custos para tratar a água vêm aumentando e a abundância de água de qualidade, tão invejada por outros países em relação ao Brasil, vem diminuindo.

Neste sentido quero apresentar algo que leve a reflexão de todos os cidadãos para que possamos também evitar o desperdício de água, com banhos mais curtos, economia e uso racional da água para que a mesma não venha a faltar ou para que somente quem tiver recursos poderá ter acesso a ela.

O corpo humano possui cerca de 70% de água, distribuídos desta forma: cérebro 75%, pulmão 86%, fígado 86%, coração 75%, sangue 81%, músculos 75%. Percebe-se que dependemos muito da água para a nossa própria sobrevivência. Você pode ficar 30 dias sem comer nenhum alimento, desde que consuma água, você não vai morrer, agora se ficar 5 dias sem beber água você morre.

Por isso é que devemos ter um olhar de proteção aos recursos hídricos para a manutenção da vida humana e todas as outras formas de vida no planeta. E vai uma sugestão: escutem a música: Terra Planeta Água de Guilherme Arantes.


Autor: Prof. Rodrigo Berté, Diretor da Escola Superior de Biociências do Centro Universitário Internacional Uninter.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.