A Serra dos Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará, é um ambiente natural extraordinário para observação de aves. São mais de 550 espécies de animais fantásticos que encantam turistas e moradores locais. Dentre estas está o jacupiranga (Penelope pileata), que pode ser encontrada em vários locais da floresta e mais facilmente no núcleo urbano da Serra dos Carajás.

jacupriranga, penelope pileata aves do brasil, jacu, serra dos carajás, Pará, Parauapebas, Carajás, núcleo urbano de carajás, extinção, iucn, birdlife, aves da serra dos Carajás, animais, birds, birding, Amazônia, aves, pássaros, fotos, observação de aves, turismo, fotos de aves, caça, fotos de jacus, Bird, birdingAssim como outras espécies de aves de Carajás apresentadas aqui no blog Natureza e Conservação, como o mutum-de-penacho (Crax fasciolata) e o gavião-real (Harpia harpyja), o jacupiranga fez das ruas e jardins das residências da Serra do Carajás a sua segunda casa, encontrando abrigo nas árvores que se encontram nestes locais.

Quase sempre este animal é encontrado em casal ou pequenos grupos percorrendo os jardins em busca de alimento, que vai desde pequenos insetos e invertebrados a frutos diversos encontrados nestas áreas, sendo os frutos do jambeiro-vermelho (Syzygium malaccense) um grande banquete para essa ave. Como não há pressão de caça, os animais são mansos e permitem grande aproximação das pessoas, conforme vídeo abaixo.

Sobre o jacupiranga

O jacupiranga (Penelope pileata) também é conhecido como jacu-de-cocoruto-branco. É uma ave brasileira pertencente à família dos Cracídeos, sendo encontrado somente no Brasil, na região compreendida entre o baixo do Rio Madeira e Rio Xingu (no Amazonas e Pará) até o oeste dos Estados do Tocantins e Maranhão. Sua população estimada é de 10 mil indivíduos em toda sua área de ocorrência.

Seu tamanho varia entre 75 a 82 centímetros de comprimento, sendo uma ave que sofre grande pressão de caça, servindo como fonte de alimento, criação em aviários ou utilização de suas penas como ornamentos e outros usos em tribos indígenas da planície amazônica.

É mais uma ave do Brasil que está inserida na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção das ONG’s BirdLife International e da IUCN com o status de conservação de “Vulnerável”, visto que há a previsões de desmatamento intenso em sua área de ocorrência, além da sua reconhecida sensibilidade à caça, fragmentação e distúrbios.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.