Quem mora no núcleo urbano de Carajás, na Serra do Carajás, em Parauapebas, no Estado do Pará, convivem de perto com a fauna local. Várias espécies de animais circulam pelas ruas e jardins das residências, destacando uma conhecida e bela ave do Brasil, o mutum-de-penacho (Crax fasciolata).

mutum-de-penacho, Crax fasciolata, aves do brasil, mutum, cracídeo, serra dos carajás, Pará, Parauapebas, Carajás, núcleo urbano de carajás, aves da serra dos Carajás, animais, birds, birding, Amazônia, aves, pássaros, fotos, observação de aves, turismo, fotos de aves, caça, fotos mutum, aves em extinção, extinção, iucn, extinto, naturezaEm diferentes locais da área urbanizada de Carajás é possível encontrar casais ou pequenos bandos de mutuns-de-penacho circulando pelos jardins das residências, praças, ruas ou pelos fragmentos de floresta do interior do núcleo. Nestas áreas encontram alimento, composto principalmente por diversos frutos de árvores nativas e de outras espécies presentes nos jardins das residências.

Como não sofrem pressão de caça, os mutuns do núcleo urbano da Serra dos Carajás são mansos, permitindo a aproximação das pessoas. Para turistas e observadores de aves esta aproximação rendem boas fotos para serem guardadas como recordação da rica fauna de Carajás.

Sobre o mutum-de-penacho

O mutum-de-penacho é uma ave brasileira pertencente à família dos Cracídeos, onde estão inseridos os jacus e os aracuãs. É uma ave relativamente comum em áreas de cerradão, mata-de-galerias, ambientes florestais e capoeira.

Pode ser encontrado em vários Estados do Brasil. Tímido e de hábitos terrícola, refugia-se em árvores quando na presença de algum tipo de ameaça. A espécie está inserida na lista vermelha dos animais ameaçados de extinção da IUCN na categoria de vulnerável.

Tanto o macho quanto a fêmea possuem uma crista de penas enroladas. O macho é todo preto com barriga e pontas da cauda na cor branca e bico de cor amarela. A crista da fêmea é bicolor (preto e branca), pescoço totalmente negro, parte superior preto riscada de branco, cauda com pontas brancas e barriga de coloração canela. Veja no vídeo abaixo o registro de indivíduos fêmeas do mutum.

Pode atingir até 95 centímetros de comprimento, tendo o porte semelhante ao de uma galinha. Em vários dos seus locais de ocorrência as populações do mutum-de-penacho tem apresentado um declínio populacional, influenciado principalmente pela forte pressão de caça sobre o animal.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.