beija-flor estrelinha - Calliphlox amethystina, uma das espécies mais belas de beija-flores do Brasil. Mede cerca de 7,5 a 8,5 centímetros de comprimento, sendo uma das menores aves brasileiras. Embora amplamente distribuída no território brasileiro, é uma ave escassa, de ocorrência localizada em dossel e bordas das áreas de matas e capoeiras.

Aves do Brasil, beija-flor-estrelinha, Calliphlox amethystina, menores aves do Brasil, Amethyst Woodstar, beija-flor, aves mais bonitas do Brasil, animais, birds, birds of Brazil, natureza, birding, Tocantins, Palmas, aves do Pará, que bicho é, aves, natureza e conservaçãoApresenta bico reto, tanto o macho quanto a fêmea apresentam por cima coloração verde-bronzeada e mancha branca atrás dos olhos. O macho, o mais bonito, possui uma garganta vermelha cintilante, envolta por um colar branco que sobe pelos lados do pescoço. Sua barriga tem coloração esverdeada escamada de cinza, com um tom leve de marrom nos flancos e crisso. O macho ainda tem a cauda bifurcada na cor preta-violácea.

Já as fêmeas apresentam garganta na coloração cinza-claro salpicada de violeta e verde, envolta por um colar branco. Sua barriga é marrom-acanelada mesclada com branco no meio da barriga. A cauda é mais curta que a do macho, apresentando coloração verde-fosca com uma faixa subterminal preta.

beija-flor estrelinha geralmente apresenta hábitos solitários, visitando bebedouros e flores, procurando sempre pousar em ramos bem altos. O macho exibe-se para a fêmea em voos pendular de idas e vindas.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.