beija-flor-de-leque-canela - Lophornis ornatus tem aproximadamente 7 centímetros de comprimento ocupa posição de destaque no ranking das menores aves do Brasil. Como as outras espécies do gênero, é um dos mais belos beija-flores do Brasil, apresentando cores exuberantes.

Aves do Brasil, beija-flor-de-leque-canela, Lophornis ornatus, Tufted Coquette, menores aves do Brasil, beija-flor, beija-flor, aves mais bonitas do Brasil, animais, birds, birds of Brazil, natureza, birding, Tocantins, Palmas, aves do Pará, que bicho é, aves, natureza e conservaçãoO macho apresenta o alto da cabeça na coloração marrom-avermelhado intenso, com a parte dorsal, coberteiras das asas e retrizes centrais na cor verde-dourado brilhante. As penas laterais do pescoço formam um leque na coloração marrom-claro, sendo suas pontas de cor verde-escuro brilhante, podendo as penas mais compridas atingir até 2,3 centímetros. A cauda é uma mistura de cores que vai deste a cor vinho a marrom-avermelhadas. Apresenta bico reto na cor vermelha com ponta escura.

A fêmea beija-flor-de-leque-canela é bem mais discreta que o macho, apresentando garganta, peito e cauda na coloração marrom-avermelhada. As laterais, coberteiras das asas na cor verde-dourado, enquanto que o uropígio na cor esbranquiçada. O bico tem a ponta preta, tendo sua mandíbula a mesma coloração e o maxila vermelho.

A espécie pode ser encontrada em áreas abertas (jardins, parques, etc.), áreas cultivadas, bordas de florestas úmidas e em regiões de savanas.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.