Há muito tempo a tecnologia vem sendo aliada do homem em muitas atividades que desenvolve, principalmente quando o assunto envolve questões ambientais. Em Palmas, no Tocantins, uma empresa de consultoria ambiental tem utilizado alta tecnologia para melhorar o diagnóstico ambiental de seus estudos ambientais. Todo o trabalho de levantamento de campo é realizado com o auxílio de um drone, facilitando o reconhecimento dos locais que serão impactados com a instalação dos empreendimentos licenciados pela empresa.

empresa de consultoria ambiental no Tocantins, drones, imagens aéreas, consultoria ambiental, licenciamento ambiental, imagens, naturatins, estudos ambientais, tecnologia, impacto ambiental, natureza, conservação do meio ambiente, natureza e conservação, ecotono engenhariaO engenheiro ambiental Dieyson Moura, sócio da Ecótono Engenharia, explica que a utilização do drone nas fases de estudos ambientais dos empreendimentos em que a empresa tem sido responsável traz a vantagem do consultor poder ter uma visão panorâmica, atualizada e em alta definição dos locais que sofrerão algum tipo de interferência com a implantação e operação do empreendimento, facilitando posteriormente a proposição das medidas ambientais que deverão ser adotadas para minimização e/ou neutralização dos impactos ambientais.

As imagens obtidas pelo drone são utilizadas em diferentes estudos ambientais realizados pela empresa, englobando empreendimentos do setor agropecuário, da mineração e serviços em geral. “Uma vez empregados nos estudos ambientais, os dados obtidos com a tecnologia, auxiliam os técnicos dos órgãos ambientais nas análises de nossos processos, agilizando a análise e a emissão das licenças ambientais”, explica o engenheiro.

No mercado a mais de 4 anos, a Ecótono Engenharia está sediada na cidade de Palmas/TO e já realizou diversos estudos ambientais para licenciamento ambiental em diferentes municípios do Tocantins e Maranhão. “O objetivo é expandir ainda mais nossa área de atuação, chegando aos Estados do Pará, Goiás, Mato Grosso e Piauí por exemplo. Atualmente temos um consultor da empresa atuando na região sudeste do Pará, sendo este o terceiro Estado de atuação da empresa”, conta o engenheiro.